Secretaria Municipal de Educação

19/07/2011 - Educação
Projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação é destaque na mídia
A iniciativa partiu da professora de Ciências Elaine Seiffert, que monitora as contas de luz das famílias dos alunos e ajuda a poupar a energia da escola.

foto/divulgação:

A Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, ligada a Secretaria de Educação da Capital, implantou o projeto Guardiões da Energia. O objetivo é conscientizar os estudantes da importância de um planeta sustentável por meio da economia de energia elétrica.

 

A iniciativa partiu da professora de Ciências Elaine Cristina Pamplona Seiffert, que monitora as contas de luz das famílias dos alunos e ajuda a poupar a energia da escola. A professora debate maneiras de economizar energia com pequenos gestos, como apagar as luzes e aparelhos elétricos quando não estiverem sendo utilizados e diminuir o tempo de banho.

 

O projeto foi destaque no programa Patrola do dia 16/07, exibido pela RBT TV. De maneira descontraída os alunos explicaram tudo que aprenderam com a professora Elaine e a importância da preservação do meio-ambiente. Clique aqui para assistir o programa.

 

Sempre alerta

O controle dos gastos também é feito na escola. A cada semana, um aluno é voluntário para ser o guardião de energia da sala e tem a responsabilidade de apagar as luzes e os ventiladores sempre que o local estiver vazio. “A proposta é utilizar os alunos como multiplicadores e treinar o conceito de responsabilidade”, relata Elaine.