Secretaria Municipal de Educação

18/08/2011 - Educação
Floripa Letrada completa um ano e tem programação especial
Estante do projeto será montada no Terminal da Trindade.

foto/divulgação:

Com 90 mil obras colocadas à disposição da população, a ideia incentiva o hábito da leitura, cria novos leitores, além de divulgar os mais diversos escritores.

No dia 24 de agosto, próxima quarta-feira, o “Floripa Letrada – a palavra em movimento”, que distribui livros e revistas para usuários do transporte coletivo, de forma gratuita nos terminais, completa um ano. Para comemorar esta data o projeto será ampliado, uma estante será montada no Terminal Integrado da Trindade. A iniciativa já está presente nos terminais do Centro, do Rio Tavares e de Canasvieiras. 

Com 90 mil obras colocadas à disposição da população, a ideia incentiva o hábito da leitura, cria novos leitores, além de divulgar os mais diversos escritores. Os usuários têm à disposição materiais para serem lidos na espera do transporte coletivo, dentro do ônibus ou durante o trajeto da viagem. 

Quem quiser, pode levar o livro ou a revista que deseja ler para casa. Neste caso, a Secretária-Adjunta de Educação de Florianópolis, Sidneya Gaspar de Oliveira, faz um apelo para que o  passageiro devolva mais tarde a obra em algumas das estantes que estão nas plataformas. “Se todos que lerem o livro e ou a revista retirada nos expositores devolverem, mais pessoas terão acesso às obras e o Floripa letrada cumprirá seu objetivo: democratização da cultura”.

O projeto é realizado por meio das secretarias municipais de Educação e de Transportes e conta com o apoio da Cotisa e da indústria de móveis Focus.

Doações

O Floripa Letrada tem recebido muitas doações, tanto de órgãos públicos como da iniciativa privada. No entanto, sempre é importante que as pessoas contribuam ainda mais, uma vez que o projeto tem grande aceitação dos usuários do transporte coletivo e as reposições são contínuas. Para fazer doações ligue: 3251-6100.


Cruz e Sousa

Junto às comemorações do Floripa Letrada, será celebrado também os 150 anos de nascimento do maior poeta simbolista do país, Cruz e Sousa. Ele nasceu em 24 de novembro de 1861, na capital catarinense, então chamada de Nossa Senhora do Desterro.

Livros de Cruz e Sousa serão colocados à disposição do público no terminal da Trindade. “Nada mais importante para homenagear um escritor do que incentivar a leitura”, completa Sidneya Gaspar de Oliveira. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) irão declamar poesias do escritor.


Serviço
O quê: Comemoração de um ano do Floripa Letrada.
Quando: Quarta-feira (24 de agosto)
Horário: 11h
Local: Terminal de Integração da Trindade (TITRI)