Secretaria Municipal de Educação

30/11/2011 - Educação
Estudantes da Capital praticam rapel na Ponte Colombo Salles
Cerca de 30 crianças participaram da atividade.

foto/divulgação:

Os alunos desceram os 9 metros que separam o chão da estrutura de concreto e simularam uma situação real de salvamento

Respeito aos limites, aprimoramento de técnicas de salvamento e cooperação entre colegas. Estas são qualidades necessárias para a prática do rapel, esporte realizado com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões. Nesta quarta-feira, 30 de novembro, a ponte Colombo Salles foi palco para treinamento da atividade. O evento reuniu 30 alunos da Fundação CASAN (FUCAS), entidade parceira da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Essas crianças fazem parte do projeto Bombeiros Juvenis e algumas delas estudam na Escola Básica Almirante Carvalhal, em Coqueiros.

 

Com a coordenação do soldado Ângelo Carlos Wosniak do 1º Batalhão de Bombeiro Militar de Santa Catarina os alunos desceram os 9 metros que separam o chão da estrutura de concreto e simularam uma situação real de salvamento. Para o coordenador pedagógico do projeto da Secretaria Municipal de Educação, professor Charles Schnorr, a ação vai muito além do esporte. “Os alunos conheceram um pouco dos riscos da atividade e também como funcionam os resgates com rapel. Outro fator interessante é que as crianças aprenderam a agir em casos cotidianos”, ressalta.

 

O projeto Bombeiros Juvenil, tem o objetivo de promover orientação preventiva e vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e auto-estima, tendo sempre como tema central as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros.


galeria de imagens