Secretaria Municipal de Educação

16/12/2011 - Educação
Conselho de Educação completa duas décadas
Na solenidade de comemoração, plenário da entidade recebeu o nome da educadora Clair Gruber Souza

foto/divulgação:

Secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e Lourival José Martins-presidente do CME.

 

O Conselho Municipal de Educação de Florianópolis completou 20 anos. Para comemorar a data houve uma solenidade especial na manhã desta sexta-feira (16/12)  na sede da entidade, localizada à Rua Ferreira Lima, 82, Centro. Participaram do evento o  Secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, o Presidente do Conselho, Lourival José Martins Filho, antigos dirigentes do CME e outras autoridades.

 

O plenário do conselho recebeu o nome da professora Clair Gruber Souza, falecida em outubro deste ano, vítima de câncer,  e que atuou no CME de 2008 a 2010. Era Coordenadora do Programa de Formação Continuada e Assessora Pedagógica do Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina (SINEPE).

 

 É autora do livro “Secretaria Escolar: dúvidas no dia-a-dia da Educação Básica” e co-autora da obra “Uma nova Cultura Docente”. Clair foi casada durante 26 anos com o jornalista Walter Souza.

 

Papel do conselho

    Criado em 11 de novembro de 1991, pela Lei nº 3.651/91, uma das funções do Conselho, que é composto por15 instituições, é estimular e propor a formulação de políticas de Educação Municipal. Outra atribuição é estabelecer normas e medidas para a organização e o funcionamento do Sistema Municipal de Ensino.

 

Além disso, o Conselho tem o papel de acompanhar, avaliar e emitir parecer sobre planos de aplicação dos recursos destinados à educação. O atual presidente da entidade é Lourival José Martins, professor doutor da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

Reuniões 

As sessões do CME são abertas ao público e acontecem semanalmente, às quartas feiras, na sede do Conselho.

 

Participam do CME representantes das secretarias municipal e estadual de Educação, Associação de país e professores, Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina, Sindicato dos Professores de Florianópolis, Profissionais da Educação, instituições vinculadas aos Portadores de Necessidades Educativas Especiais, União Florianopolitana de Entidades Comunitárias, universidades públicas, conselhos deliberativos e ONG’s.

 

 

 


galeria de imagens