Secretaria Municipal de Educação

06/02/2012 - Educação
Primeiro dia do COEB apresenta dois conferencistas internacionais
António Nóvoa e Bernard Charlot abrem o evento

foto/divulgação:

Mestres debatem os desafios da Educação Conteporânea

 “O professor na sociedade contemporânea: contradições e desafios” com Bernard Charlot, e “Docência e Mediação da Aprendizagem” com António Nóvoa abrirão a segunda edição do Congresso de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação. Charlot é doutor e livre-docente em Educação pela Universidade de Paris X e Nóvoa é Reitor da Universidade de Lisboa. Os profissionais possuem livros e artigos na área da educação publicados e traduzidos em diversos países.

 

 

  • Contradições e desafios da sociedade atual

 

 

No mundo contemporâneo o professor deve ser tradicional ou aberto a novas influencias? Universalista ou respeitar as diferenças? Esta e outras contradições serão debatidas por Bernard Charlot, a partir das 16h, no auditório Garapuvu.

 

 

O educador pretende analisar as particularidades do trabalho dos profissionais e apontar alternativas para vencer conflitos. “Vamos ultrapassar essas contradições, considerando o professor como um trabalhador e analisando as especificidades do seu trabalho”, promete.

 

 

Só na área de educação, Charlot contabiliza 13 livros. Destacam-se: “Relação com o Saber” e “Formação dos professores e Globalização”. Em suas obras, o educador defende o saber como sentido e prazer. Segundo ele, nada é mais útil do que a teoria, desde que se utilize uma linguagem acessível a todos.

 

 

Além de doutor em educação Bernard é Professor Visitante Nacional Sênior da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma agência de fomentos que atua em todo o Brasil na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

 

 

  • Docência e mediação na aprendizagem

 

 

Uma enciclopédia que reúne histórias de vida exemplares, práticas e conceitos de professores e pedagogos. Esta foi a ideia de António Nóvoa, autor do “Dicionário de Educadores Portugueses”, que em 1.472 páginas reúne 900 biografias de homens e mulheres que se dedicaram ao ensino e à educação nos séculos XIX e XX. Todo este conhecimento será apresentado pelo próprio Nóvoa na conferência “Docência e mediação da aprendizagem”, que acontecerá às 19h no auditório Garapuvu.

 

 

O educador português debaterá os processos de ensino e aprendizagem, nova cultura de instrução e os desafios da educação contemporânea. Nóvoa prioriza a qualificação profissional e o aprender contínuo do professor para a melhoria do ensino. Segundo ele, o desafio dos profissionais da área escolar é manterem-se atualizados sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas eficientes.

 

 

António Nóvoa é autor de mais de 150 títulos (livros e artigos), publicados em doze países. Além de “Dicionário de educadores portugueses” destacam-se “Vidas de professores” e “Profissão professor”.