Secretaria Municipal de Educação

07/02/2012 - Educação
Palestras e trabalhos científicos marcam o segundo dia do COEB
Tecnologia, novas linguagens e gêneros discursivos na escola são alguns dos destaques da programação de hoje.

foto/divulgação:

Público do COEB lotou o Centro de Cultura e Eventos da UFSC nesta terça-feira

Na terça-feira (06/02) as atividades do COEB iniciaram às 8h e 30 min. Pela manhã 15 profissionais da rede apresentaram trabalhos científicos nos eixos temáticos: currículo e infância, aprendizagem e linguagens e aprendizagem nas diferentes dimensões. Além disso, seis profissionais ministraram palestras simultâneas em diferentes espaços do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

 

No auditório Garapuvu, Eliana Bhering da Fundação Carlos Chagas abriu o cronograma com a palestra “Currículo e infância” , detalhando o processo de transição entre educação infantil e ensino fundamental. Terezinha Bertin, escritora de livros na área de Língua Portuguesa debateu no auditório Reitoria sobre aprendizagem e linguagens nas diferentes formas de comunicação, destacando os processos de alfabetização e letramento. Silvio Gallo da UNICAMP abordou o tema “Aprendizagem nas Diferentes Dimensões”, enfocando os assuntos educação inclusiva, meio ambiente e cultura de paz, a palestra foi proferida no auditório Bosque da Ilha.

 

Trabalhos científicos

Os trabalhos de comunicação oral são apresentados pelos profissionais da rede também nos auditórios Garapuvu, Reitoria e Bosque da Ilha. Após o evento os artigos serão publicados nos Anais Eletrônicos do COEB 2012 no site portal.pmf.sc.gov.br/sites/coeb .

 

Joselma Salazar de Castro

Por meio de um trabalho de pós-graduação, concluído em 2001, a educadora Joselma Castro analisou em uma creche pública de Florianópolis a linguagem dos bebês e como eles se comunicam entre si. O método utilizado pela professora para entender esse processo foi um diário de campo, além de filmagens e fotografias.

 

Na análise final, Joselma constatou que os olhares, risos, choros e expressões faciais dos bebês desencadeiam a descoberta das estratégias de comunicação.

 

Márcia Agostinho da Silva

A professora Márcia Silva apresentará o resultado de sua pesquisa sobre o lugar das crianças no processo inicial de escolarização. Em seu trabalho, a educadora buscou compreender como os pequenos vivenciam a experiência do primeiro ano do ensino fundamental. Com o estudo, Márcia entende que o diálogo é a principal ferramenta para a construção de uma escola atenta para atender as especificidades e necessidades das crianças nesse período.

 

Tatiane Márcia Fernandes

Com treze dissertações, a educadora Tatiane Fernandes buscou entender os dilemas enfrentados pelos professores de educação infantil. Dividindo o ensino em quatro partes; maternagem, ensino, educação e cuidado e múltiplas funções. Tatiane compreende que a função do educador está muito além da educação e do cuidado.

 

Daniel  Godinho Berger

Com a dissertação “Trajetórias territoriais dos jovens da EJA”, Daniel Berger analisou numa das unidades da Educação de Jovens e Adultos da Capital, as experiências e trajetórias escolares vivenciadas por esses estudantes.

 

Willian Marques Pauli

Sendo a nova geração acostumada com tecnologias, o professor Willian Pauli acredita na importância de repensar a maneira de ensinar, em especial no que diz respeito à geografia. Em experiências vivenciadas em sala de aula, o professor pôde perceber que quando há inserção de ferramentas tecnológicas, consequentemente, os estudantes interagem mais com a disciplina.

 

Fernanda Cargnin Gonçalves

A alfabetização entra em pauta com o trabalho “Concepções de professores sobre gêneros textuais/discursivos na escola”. Fernanda Gonçalves realizou um estudo de caso em 2010 na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Por meio de questionários e entrevistas foi observado o domínio teórico dos professores ligados aos gêneros textuais/discursivos. A pesquisa chegou à conclusão que grande parte dos profissionais “já ouviu falar”, já leu algo em revistas de educação de grande circulação sobre o assunto, mas dificilmente fez leitura de livro ou artigo científico da área.

 

À Tarde

Na parte da tarde, a partir das 13h Júlio César Furtado da UNIABEU, Rio de Janeiro, ministram a palestra “Docência e Alteridade”, falando sobre identidade docente, profissionalidade e cotidiano do professor. Maria Terezinha dos Santos, da Universidade Vale do Rio Verde, aborda o tema “Gestão e aprendizagem”, discorrendo sobre as formas de trabalhar em cargos de liderança com democracia e participação da comunidade. Daniel José da Silva, da Universidade Federal de Santa Catarina debate “Ética e sustentabilidade” desenvolvendo o tema da educação ambiental, interculturalidade e políticas educacionais.