Secretaria Municipal de Educação

08/02/2012 - Educação
Encerraram hoje, em Florianópolis, as atividades do Congresso de Educação Básica
A programação contou com Emília Sanches, da PUC de São Paulo e Bernard Charlot, da Universidade de Paris X, que voltou ao COEB no último dia do evento

foto/divulgação:

Terminou na manhã desta quarta-feira (08/02), o Congresso de Educação Básica (COEB), promovido pela Secretaria de Educação da Capital.  Bernard Charlot, da Universidade de Paris X e professor visitante da Universidade Federal de Sergipe, volta ao Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, para apresentar a conferência: “Por que e para que ir à escola: as relações dos alunos com a escola e com o saber”.  A conferência iniciou às 8h30.
Emília Sanches, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e, às 10h30, o debate e palestra “Resiliência na Educação”, sobre a capacidade de resposta dos profissionais aos problemas no ambiente escolar, o contraponto entre acomodação e reação e as atitudes positivas transformadoras e criativas na escola.


No intervalo entre as conferências o público pôde conferir a Exposição de Painéis no Hall do Centro de Ciências da Educação.

Às 11h30, a Solenidade de Encerramento pôs fim à edição 2012 do COEB, evento que começou na última segunda-feira (06/02) e contou com a presença de um público de aproximadamente 1.800 pessoas.


O Congresso de Educação Básica tem o apoio da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. O objetivo do COEB é ampliar a reflexão e o envolvimento dos profissionais do magistério nos processos educativos, visando à qualificação e integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino, que compõem a Educação Básica, no município de Florianópolis.