Secretaria Municipal de Educação

23/02/2012 - Educação
Novos projetos para a Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis em 2012
As metas são ampliar o número de alunos matriculados e reduzir a evasão escolar

foto/divulgação:

Foto: Zeca Trindade

Aprender a ler, a escrever ou concluir os estudos, essas são algumas das funções da Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis (EJA). Os cursos são oferecidos em dois segmentos, um é equivalente aos anos iniciais e o outro aos anos finais do Ensino Fundamental.

A EJA atende pelo menos 1.285 alunos, a partir de 15 anos, já matriculados nas oito unidades distribuídas no sul, norte, leste, Centro e na região continental de Florianópolis. As inscrições para a Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis seguem abertas durante todo o ano.

O programa também disponibiliza oficinas, como a de luthieria, em que o aluno pode aprender a construir um violão de sete cordas e a oficina de maquete do relevo brasileiro. Nesses projetos os estudantes compreendem, na prática, conteúdos como ângulos, formas geométricas, unidade de medidas, acústica e botânica. Além disso, oferece cursos profissionalizantes para os estudantes das series iniciais do ensino fundamental.

 

Plano de Curso

As principais iniciativas para este ano na Educação de Jovens e Adultos são ampliar o número de alunos matriculados e reduzir a rotatividade ao longo do ano letivo. A idéia é alcançar este objetivo garantindo o ingresso, a permanência e a conclusão dos estudos com sucesso, através da implantação do plano de curso.

Para tanto será mapeada a demanda da Educação de Jovens e Adultos por meio de uma campanha permanente de matrícula e será feito um acompanhamento periódico dos motivos que levam aos afastamentos temporários, faltas e desistência dos estudantes.

 

PROEJA

Para que os estudantes venham a permanecerem nas aulas e para prepará-los ainda mais para o mercado de trabalho, um dos projetos é fortalecer a articulação com o Instituto Federal de Santa Catariana (IFSC), ampliando a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA FIC). Principalmente na abertura de novas turmas, além das já existentes.

O curso PROEJA FIC é uma modalidade profissionalizante ligada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, elaborado e realizado através de uma parceria com Prefeitura de Florianópolis. Tem como principal alvo as pessoas que necessitam, ao mesmo tempo, concluir a educação básica e ter acesso à formação profissional. Outra meta é estabelecer parcerias com novas instituições para a implantação de mais cursos do gênero.

O Departamento de Educação de Jovens e Adultos pretende também implantar um Laboratório de Práticas Pedagógicas para a promoção de atividades de formação continuada. Além disso, realizará encontros mensais com todos os profissionais por área do conhecimento, para a formação específica.

 

Profissionais da EJA são recepcionados para as atividades de 2012

Nos dias 10 e 13 de fevereiro aconteceu no Centro de Educação Continuada a recepção dos trabalhadores da EJA. O evento contou aproximadamente com 90 professores de todos os segmentos.

No evento houve a realização da formação dos profissionais e apresentação do planejamento para o ano, pautando-se nas diretrizes para o funcionamento da EJA no município de Florianópolis em 2012 e a resolução de avaliação do ano anterior, pensando em uma Educação de Jovens e Adultos de qualidade para os alunos da rede.

 

Ingresso

A idade mínima para os interessados em ingressarem é de 15 anos, completos até a data A idade mínima para os interessados em ingressarem é de 15 anos, completos até a data da matrícula. Os alunos devem procurar preferencialmente a unidade de ensino para na qual pretende estudar. Para quem preferir fazer a inscrição online, pode acessar o site da Prefeitura: www.pmf.sc.gov.br. Outras informações, basta ligar para os telefones: 3251-6102, 3251-6133 ou 3251-6132.


galeria de imagens