Secretaria Municipal de Educação

08/03/2012 - Educação
Patinação atrai crianças em Escola Municipal do Norte da Ilha
A unidade fica aberta aos domingos com atividades para toda a comunidade

foto/divulgação:

O final de semana na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes tem sido diferente. A unidade do Rio Vermelho abre as portas domingo pela manhã para a oficina de patinação. A iniciativa é desenvolvida dentro do projeto “Escola Aberta para a Cidadania” em parceria com a Federação Catarinense de Hóquei e Patinação. Participam do projeto 25 crianças de 5 a 12 anos.

 

A unidade dispõe de uma ampla quadra de cimento queimado, piso que facilita o deslizamento dos patins. Com equipamentos de segurança, como caneleiras e capacetes, os alunos aprendem os passos iniciais; manter o equilíbrio, realizar curvas e frear. Em um segundo estágio os estudantes passam a exercitar algumas manobras da modalidade de street ou "patinação de rua", que consiste em realizar deslizes e saltos em obstáculos e rampas.

 

Para os praticantes, os benefícios são inúmeros, entre eles, a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, aumento da resistência muscular, melhora da flexibilidade e mobilidade das articulações, desenvolvimento da agilidade, capacidade de reação e coordenação.

 

Diego Rachadel é quem ministra as aulas, sempre aos domingos às 9h 30 min. “Temos alguns alunos que em pouco tempo já demonstram grande habilidade, com esforço poderão virar grandes atletas.” O objetivo do professor é treinar os participantes para o Campeonato Nacional de Patinação, que ocorrerá em abril, focando na patinação de velocidade.

 

Presente nos finais de semana

 

O projeto “Escola Aberta para a Cidadania” é realizado em parceria com o MEC, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e UNESCO. O intuito é que alunos, pais e vizinhos de determinada comunidade possam usufruir de atividades esportivas, culturais, de inclusão digital, empreendedorismo e capacitação profissional. Além disso, o Escola Aberta serve como espaço de lazer e de convivência entre as famílias nos finais de semana. Ao todo 15 escolas da Rede Municipal de Educação compõem o programa.

 

Na Escola Básica Maria Conceição Nunes o projeto atinge cerca de 100 pessoas, entre alunos e pais. São oferecidas oficinas como taekwondo, futsal e tai chi chuan.