Secretaria Municipal de Educação

08/03/2012 - Educação
Secretaria Municipal de Educação realiza curso de formação para profissionais do Clube da Leitura
Inscrições acontecem de 12 a 19 de março pelo site da SME Florianópolis

foto/divulgação:

De 12 a 19 de março, estarão abertas as inscrições para a formação do Clube da Leitura: a gente catarinense em foco. Para participar basta acessar o endereço www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa, no link Formação Permanente.

 

O curso é voltado para bibliotecários e professores de Ensino Fundamental e tem como objetivo formar articuladores nas escolas básicas e desdobradas para desenvolverem o projeto.  Serão 26 vagas, sendo 16 para professores e 10 para bibliotecários.

 

O curso terá carga horária de 32h, sempre no período noturno, das 18 às 22h e será ministrado pela professora Eliane Debus da UFSC, e pelas profissionais da rede municipal de ensino de Florianópolis Rosane Maria Kreuch e Heliete Schülz Millack.

 

O Clube é constituído por leitores e mediadores de leitura. O objetivo geral é incentivar o desenvolvimento do gosto pelo ato de ler e promover o acesso ao “mundo” da literatura infantil e juvenil de Santa Catarina.

 

 

O Clube

 

O Clube da leitura busca levar aos estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis a literatura infanto-juvenil catarinense, bem como a formação e sensibilização pelo ato de ler.

 

A metodologia adotada inclui cinco etapas de trabalho. Inicia com a investigação e a composição do acervo. Depois passa pela etapa de adesões, seguida por um período de formação dos profissionais inscritos. Nesse caminho, dá-se a escolha da obra pelos participantes. Cada professor ou bibliotecário participante realiza com seus alunos, atividades relacionadas à obra escolhida a partir da leitura dela. Enquanto isso, os autores são consultados sobre a possibilidade de um encontro com as crianças na escola. Em seguida, o escritor visita a unidade.

 

Cada encontro é único. Alguns acontecem em forma de entrevista, outros de homenagem, outros ainda em conversas e até oficinas. Tudo depende do grupo e do perfil do escritor. Por fim, há um encontro final entre participantes, com o propósito de avaliar o projeto e socializar as experiências.