Secretaria Municipal de Educação

16/03/2012 - Educação
Seminário vai debater tecnologia assistiva nas unidades
O objetivo do encontro é discutir a acessibilidade dos alunos e promover a inclusão social.

foto/divulgação:

O objetivo do encontro é discutir a acessibilidade dos alunos e promover a inclusão social. 

Para que as pessoas com deficiência pudessem ter autonomia e independência foram criadas as tecnologias assistivas. O termo refere-se a qualquer instrumento adaptado, como lápis com um cabo mais grosso, teclado ou aparelhos de leitura para pessoas com cegueira.

 

Com o objetivo de discutir a aplicabilidade prática destas técnicas nas escolas a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizará nos próximos dias 29 e 30 o Seminário de Tecnologia Assistiva. O encontro contará com a participação de representantes de 35 municípios do Estado. Os interessados podem fazer as inscrições pelo site www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa. 

 

O evento acontecerá no Centro de Educação Continuada da SME. Conforme a Gerente de Educação Inclusiva, Lenir Medeiros da Fonceca, o público-alvo são professores de alunos com deficiência, auxiliares de ensino de tecnologia e coordenadores de centros de educação complementar e ONG’s.

 

O seminário contará com palestras de profissionais da rede municipal da Capital, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, e da Fundação CERTI-Centro de Referência em Tecnologia Inovadora.   A CERTI fará a apresentação do protótipo de um aparelho de leitura escrita em Braille, produzido em conjunto com a  UFSC.

 

O experimento, que está em sua última fase de desenvolvimento, possui uma câmera acoplada a uma tela de alto relevo que realiza a fotografia de textos e converte a imagem para Braille por meio da tecnologia OCR (Reconhecimento Ótico de Caractere). Outra alternativa é a conversão para áudio.

 

O protótipo do aparelho será disponibilizado ao MEC para produção em larga escala e beneficiar o maior número de pessoas com deficiência.