Secretaria Municipal de Educação

28/03/2012 - Educação
Convênio garante livros em Braille para cegos da região metropolitana
Um acordo entre Prefeitura de Florianópolis e 12 municípios vai viabilizara ação.

foto/divulgação:

A Prefeitura de Florianópolis passa a produzir para 12 municípios da região metropolitana livros para alunos com deficiência visual. A assinatura do termo de cooperação ocorreu nesta quarta-feira, 28, no Centro de Educação Continuada, da Secretaria de Educação da Capital. A parceria foi firmada com os municípios de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José e São Pedro de Alcântara.

 

Todo material passará a ser produzido pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), órgão da Diretoria  de Educação Continuada, coordenado pela Secretaria de Educação de Florianópolis. “Felizmente a secretaria, através do CAP, está ampliando o atendimento para os deficientes visuais em toda região metropolitana, num trabalho contínuo de aperfeiçoamento, gerando uma educação verdadeiramente inclusiva”, afirmou Rodolfo Pinto da Luz, titular da Secretaria de Educação de Florianópolis.

 

O CAP irá elaborar livros digitais falados, em parceria com o Ministério da Educação, por meio do projeto “Livro Acessível”, que disponibiliza o software MEC Daisy. Além disso, o Centro de Apoio produz materiais em Braille e em alto-relevo para alunos cegos, assim como obras ampliadas, com fontes maiores de texto, direcionadas para aos alunos com baixa visão. Outra incumbência é colocar o acervo em ambiente virtual.

 

Os demais municípios vão disponibilizar profissionais da área da educação para reforçar a equipe de trabalho no CAP de Florianópolis e garantir  a participação destes em eventos técnico-pedagógicos que forem oferecidos pela Secretaria de Educação da capital. Os integrantes do projeto também fornecerão materiais para a produção dos livros. Atualmente duas profissionais do município de São José já trabalham no Centro de Apoio de Florianópolis.  Atualmente estão sendo produzidos na unidade 60 livros, que já serão disponibilizados para os alunos conveniados ao projeto.

 

 

 

CAP

 

O CAP foi criado em Florianópolis no ano de 2003 e é o único centro de apoio municipal, reconhecido pelo MEC, no Estado. O setor elabora, para os alunos cegos e os de baixa visão, o material didático utilizado nas escolas regulares da educação infantil ao ensino médio. O trabalho é voltado principalmente para as redes públicas do município. Fazem parte da equipe 19 profissionais, como especialistas na área da educação especial e revisores cegos. 


galeria de imagens