Secretaria Municipal de Educação

03/04/2012 - Educação
Do gramado para o banco escolar: jogadores do Avaí terão aulas da EJA na Ressacada
A turma da Educação de Jovens e Adultos é formada por adolescentes e jovens das categorias de base do clube

foto/divulgação:

De Minas Gerais, Pernambuco, Itália e Japão para a capital catarinense. O sonho de 18 jogadores das categorias de base do Avaí não tem limites. Eles deixaram os familiares para correrem atrás do objetivo de tornarem-se profissionais do esporte em Florianópolis. Com a mudança, surgiu a dificuldade em aliar a dura rotina de treinos  aos estudos. Pensando nisso, uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e a equipe avaiana permite a adolescentes e jovens, entre 15 e 19 anos, a conclusão do Ensino Fundamental dentro das dependências do clube.

 

As aulas tiveram início na segunda-feira (02/04) e acontecem no auditório do Estádio Aderbal Ramos da Silva, no mesmo espaço utilizado para atendimento a imprensa. Os alunos estão matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), que permite o término dos estudos.

 

Na parceria, o Avaí entra com o espaço para as aulas e a Prefeitura da Capital disponibilizará os professores. “São oito profissionais que se revezarão nas disciplinas de matemática, português, história, geografia, ciências, artes e educação física”, destaca Orelio Augusto Parcianello, coordenador da EJA no Sul da Ilha.

 

Segundo Angelita de Oliveira Costa, assistente social do clube, o Avaí já oferecia passe escolar para os estudantes realizarem as aulas na Escola Básica Municipal Anísio Teixeira, mas para ela: “Era difícil conciliar os horários de aula e treino. Com esta parceria ficou muito mais fácil para o clube e os alunos.” 

 

Aberto para a comunidade

 

A EJA é oferecida em todas as regiões de Florianópolis. Além de concluir o ensino fundamental, os estudantes participam de atividades como a oficina de luthieria, em que o aluno pode aprender a construir um violão de sete cordas e a oficina de maquete do relevo brasileiro. Nesses projetos, os estudantes compreendem, na prática, conteúdos como ângulos, formas geométricas, unidade de medidas, acústica e botânica. Também em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina é disponibilizado o curso profissionalizante de Operações Básicas em Cozinha.

 

As inscrições para a EJA seguem abertas durante o ano inteiro. A idade mínima para a matrícula e frequência nos cursos de Educação de Jovens e Adultos é de 15 anos, completos até a data da inscrição. Para quem preferir fazer o cadastro online, pode acessar o site da Prefeitura: www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/ ou para mais informações, basta ligar para os telefones 3251-6102, 3251-6133 ou 3251-6132.