Secretaria Municipal de Educação

18/05/2012 - Educação
Campanha Escola Promotora de Saúde completa um ano
Campanha aniversaria implantação com resultados positivos na Rede Municipal de Ensino

foto/divulgação:

No dia 29 de maio, terça-feira, o Departamento de Saúde e Bem Estar do Servidor (DESABES), da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Florianópolis, premiará, com uma placa, a Escola Básica Batista Pereira pela escolha do nome do mascote "Purinho", da “Campanha Escola Promotora de Saúde - Área 100% Livre de Fumaça”. A aluna Larissa Cristina de Amorim, 9 anos, idealizadora do nome, ganhará uma camiseta personalizada com o boneco. O evento acontece em comemoração ao primeiro ano da campanha e faz parte da Semana de Combate ao Tabagismo.

 

A campanha incluiu uma maratona que levou o mascote às escolas, creches e NEIs, onde cada unidade  sugeriu um nome para o boneco. Posteriormente foi criada  uma comissão composta por integrantes da SME e do DESABES para a escolha dos 10 nomes mais representativos para votação online. Com 43% dos votos, o nome escolhido foi Purinho. O projeto teve início em 31 de maio, Dia Mundial de Contra o Tabagismo.  

 

A ação, tendo como base a Lei Municipal nº 8042/09, busca proporcionar aos servidores da Secretaria Municipal de Educação, informações atualizadas sobre os benefícios de conviver em áreas totalmente sem fumaça, através de placas em todas as unidades educativas do município com a frase “Não é permitido fumar a partir deste ponto - Área 100% livre de fumaça”. A ideia surgiu da necessidade de debater sobre hábitos mais saudáveis na rotina dos profissionais da educação, bem como combater o tabagismo. O objetivo era trazer o tema para o cotidiano escolar, destacando os benefícios de parar de fumar. Hoje, todas as unidades educativas da Secretaria Municipal participam da campanha.

 

Para os profissionais foram entregues folders explicando de forma lúdica os problemas do tabagismo e as formas de se livrar do vício. A Rede Municipal de Ensino de Florianópolis é composta aproximadamente por 5.139 profissionais da educação e 27 mil 863 alunos.

 

 

Dependência

 

Durante muitos anos o tabagismo foi visto como um estilo de vida, hoje é reconhecido pela ciência como uma doença, causada pela dependência de uma droga: a nicotina. Ciente dos perigos do tabagismo. Em um cigarro encontramos 4.720 substâncias, juntas elas são responsáveis por desenvolverem câncer, doenças cardiovasculares e pulmonares. O consumo de tabaco mata 5,1 milhões de pessoas no mundo anualmente, mais que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito.

 

O vício causa cansaço por falta de oxigênio nas células, dor e peso na cabeça, rouquidão e irritação na garganta, tosse, “agulhadas” no peito e redução dos mecanismos de defesa do sistema respiratório, deixando o fumante mais propenso a infecções e gripes. Aumenta o risco de envelhecimento e rugas nas mulheres, além de câncer da garganta.

 

Segundo a oncologista, Senen Hauff, desde que a Secretaria Municipal de Educação emplacou o Projeto Escola Promotora de Saúde, criando áreas totalmente livres de fumo nas dependências externas das escolas, além dos já tradicionais ambientes internos 100% livres de fumaça, a procura pelo tratamento do tabagismo aumentou na Secretaria Municipal de Saúde. Uma das surpresas foram os relatos de pacientes, que foram procurar ajuda para deixar de fumar, após serem "pressionados" pelos pequenos cidadãos informados nas escolas sobre a questão da fumaça do tabaco e a saúde. “Os grupos de tratamento de fumantes nos mais de 30 Centros da Secretaria Municipal de Saúde refletem um aumento, não só de pais e mães, mas também de vovós e vovôs procurando ajuda para deixar o cigarro no passado”, afirmou a médica.

 

Segundo o Ministério da Saúde (MS), Florianópolis obteve uma redução importante no percentual de fumantes nos últimos anos. Em 2003, 21% dos adultos da Capital fumavam. Já em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 as taxas variavam em torno de 20 a 18%. Recentemente a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel/MS) de 2011 apenas 14% dos maiores de 18 anos fumam.

 

Tratamentos

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis oferece o tratamento intensivo aos fumantes que querem parar de fumar em 30 centros de saúde distribuídos na Capital. O tratamento envolve uma entrevista individual; exames para avaliação do grau de motivação e do nível de dependência física; ajuda medicamentosa, se necessário; e sessões em grupos de apoio.  Outro serviço é o  Pare de Fumar - Disque Saúde, pelo 0800-611997.

 

Mais informações:

Departamento de Saúde e Bem Estar do Servidor

Blog: http://desabes-sme.blogspot.com.br/

Site:http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/index.php?cms=programa+de+saude+e+bem+estar+do+servidor&menu=7

 

Secretaria Municipal de Saúde

Site:http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/saude/index.php?cms=controle+tabagismo&menu=0 .


galeria de imagens