Secretaria Municipal de Educação

13/06/2012 - Educação
Seminário vai debater Educação inclusiva nas escolas da Capital
Entre 27 e 29 de junho a SME irá realizar evento para debater a inclusão de alunos com deficiência na rede de ensino

foto/divulgação:

Tudo Bem Ser Diferente, este é o lema da Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino (RME) de Florianópolis. Ser diferente é ter características individuais, critérios que nos diferenciam e fazem parte da condição humana. Sendo assim, a escola é um espaço propício para a derrubada de preconceitos, criando um local onde as pessoas sejam tratadas com respeito e igualdade. Para criar este ambiente e aprimorar a atenção aos alunos com qualquer tipo de deficiência, a Secretaria Municipal de Educação realiza, neste mês, o Seminário de Educação Inclusiva.

 

O evento, que ocorrerá de 27 a 29 de junho, no Hotel Morro das Pedras, reunirá gestores da educação especial, professores das unidades educativas e das instituições conveniadas e parceiras da rede de ensino da Capital. O encontro contará com representantes de 35 municípios do estado.

 

A educação inclusiva busca estar atenta às diferenças, percebendo e atendendo as necessidades educativas especiais de todos os alunos. Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME), por meio da Gerência de Educação Inclusiva, atende a 450 crianças e adolescentes somente na capital catarinense, e trabalha para que esses alunos frequentem o ensino regular, aprendendo e participando do cotidiano escolar.

 

Palestras

 

O seminário iniciará com a palestra de abertura “Organização e a Gestão da Escola”, realizada pela professora/doutora Maria Teresa Eglér Mantoan, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Já a igualmente professora/doutora, Geovana Mendonça Lunardi Mendes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vai abordar o tema central do seminário: Currículo e Atendimento Educacional Especializado.  Na quinta-feira, é a vez da professora/doutora Maria Terezinha da Consolação dos Santos (UNICAMP) palestrar sobre Inclusão e Diferenças.

 

Outro destaque do evento é a apresentação de um protótipo para auxiliar no aprendizado de deficientes visuais, pelo Centro de Referência em Tecnologia Inovadora da Universidade Federal de Santa Catarina (CERTI/UFSC).

 

Além disso, professores de turmas do ensino regular e ex-alunos, com deficiência, que estudaram na rede municipal e hoje estão em diferentes faculdades, farão relatos de suas experiências com a educação inclusiva na RME.

 

Atendimento Especializado

 

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), proporcionado pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, em acordo com MEC/SECADI, tem o objetivo de assegurar a inclusão escolar de alunos com cegueira, baixa visão, surdez, deficiência mental, deficiência física, autismo e altas habilidades O AEE identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que visam eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.

 

O atendimento é realizado no período inverso ao da classe comum, frequentado pelo estudante, e desenvolvido nas salas multimeios. Nestes locais, são trabalhados com os alunos com deficiência questões específicas para que possam acompanhar em condições de igualdade o ensino regular. Como exemplo, há o ensino de Libras para os surdos, Braille para os cegos e comunicação alternativa para pessoas sem oralidade, entre outras ações.

 

 

Convênio

 

Em março, a Prefeitura da Capital e os 12 municípios de abrangência do CAP Florianópolis, firmaram um termo de cooperação para a produção de materias destinado aos alunos com deficiência visual. A parceria foi firmada com os municípios de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José e São Pedro de Alcântara.

 

Todo material em Braille, alto-relevo e obras ampliadas, direcionadas aos alunos cegos ou com baixa visão, bem como a disponibilização do acervo em ambiente virtual, é produzido pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), órgão da Diretoria  de Educação Continuada, coordenado pela Secretaria de Educação de Florianópolis.

 


Cidades presentes

 

Águas Mornas

Alfredo Wagner

Angelina

Anitápolis

Armazém

Atalanta

Biguaçu

Cocal do Sul

Bom Retiro

Bombinhas

Chapada do Lajeado

Garopaba

Gravatal

Imbituba

Ituporanga

Imbuia

Leoberto Leal

Major Gersino

Nova Trento

Palhoça

Paulo Lopes

Petrolina

Porto Belo

Presidente Nereu

Rancho Queimado

Santa Rosa do Leste

Santo Amaro da Imperatriz

São Bonifácio

São José

São Martinho

São Pedro de Alcântara

Tijucas

Trombudo Central

Urupema

Vidal Ramos