Secretaria Municipal de Educação

21/09/2012 - Educação
Escola Maria Tomázia realiza momento cívico
Toda comunidade escolar estará na segunda-feira presente na unidade para cantar o hino nacional e hastear a bandeira do Brasil

foto/divulgação: SME

Movimento irá reforçar o amor à pátria e à escola entre a comunidade educativa.

Nesta segunda-feira (24/09), a Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, do bairro do Santinho, fará o seu momento cívico reunindo alunos, professores, demais funcionários e pais. Acompanhados de um coral, todos vão cantar o hino nacional, assim como será hasteada a bandeira do Brasil. O evento ocorrerá às 8h15 da manhã.

Segundo o Diretor de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Florianópolis, Pedro Rodrigues, o momento servirá também para lembrar e valorizar o bom trabalho que vem sendo feito pelos profissionais da unidade. O Diretor salienta que a escola teve um excelente desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB. Nos anos iniciais, o Ministério da Educação conferiu ao estabelecimento a nota 6,1, avaliação que o coloca nos patamares de países de primeiro mundo. “Para atingir essa nota, consequentemente houve um trabalho excelente dos professores. Todos têm que se orgulhar disso”, frisa.

Além disso, destaca a permanência dos alunos no ambiente escolar em tempo integral. No contraturno, recebem apoio pedagógico aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente em relação à alfabetização, letramento e à construção e apropriação de conceitos matemáticos.

Pedro Rodrigues analisa que a comunidade deveria reconhecer ainda mais a qualidade de ensino da Escola Maria Tomázia, bem como ajudar na preservação da rede física e dos equipamentos da unidade, tema da campanha municipal “Escola Cidadã Sustentável”, que atinge todas as unidades educativas.  

Professores e alunos

A Escola Maria Tomázia foi inaugurada em 2005. Atualmente possui 632 alunos, distribuídos em dois turnos. O corpo de docente é constituído por 42 profissionais, com formação superior, tendo a maioria pós- graduação específica na sua área de atuação.

Lei Federal

Conforme lei federal, as escolas públicas devem realizar um momento cívico, com a execução do hino nacional por, no mínimo, uma vez na semana. Cada unidade está responsável por criar seu horário para cumprir o que diz a lei, sancionada em 2009 pelo então Presidente da República em exercício, José Alencar.

Tendo como meta maior fazer com que os estudantes aprendessem a cantar o hino, além de servir como demonstração de amor à pátria, a tradição teve a início no  governo de Getúlio Vargas, em 1936.


galeria de imagens