Secretaria Municipal de Educação

27/09/2012 - Educação
Seminário discute qualificação escolar
Evento reúne administradores, supervirores e orientadores, para promover a reflexão dos trabalhos desenvolvidos nas unidades de ensino

foto/divulgação: Mauro Vaz

Objetivo é promover a reflexão dos trabalhos desenvolvidos

Florianópolis é uma das poucas redes municipais de ensino do país a ter em seu quadro do magistério profissionais que ajudam no planejamento, organização e articulação das escolas. Para discutir o assunto será organizada a primeira edição do Seminário dos Especialistas da Educação Básica, organizada pela Diretoria de Ensino Fundamental da  Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

 

 

O objetivo é promover a reflexão dos trabalhos desenvolvidos por estes especialistas que englobam administradores, supervisores e orientadores educacionais. O encontro ocorre na próxima quarta-feira (03/10) no Auditório do Centro de Educação Continuada, no centro da cidade, das 8h às 17h.

 

 

Haverá palestrantes que venham a debater a função e a importância destes profissionais nas unidades educativas da rede pública municipal de ensino, como Catarina Gewehr, doutoura em psicologia social e Lourival José Martins Filho, doutor em educação. Também haverá relatos de práticas exitosas das seguintes unidades: EB. Vitor Miguel de Souza, EB. Acácio Garibaldi São Thiago, EB. João Alfredo Rohr, EB. Anísio Teixeira, EB. Antônio Paschoal Apóstolo e EB. Dilma Lúcia dos Santos.

 

 

Pioneirismo

Desde 1987 já existe na capital catarinense concurso público para contratação de especialistas educacionais no magistério, considerados figuras fundamentais no processo de ensino/aprendizagem dos alunos. Para Ivarne Maria Mendel, coordenadora do grupo e membro da comissão organizadora do evento, “estes profissionais são os grandes articuladores da ação político-pedagógica e atuam em conjunto com as direções de ensino, melhorando assim a gestão escolar, qualificando a rede municipal de educação”.

 

Atualmente a rede municipal conta com 185 especialistas, sendo 28 administradores, 99 supervisores e 58 orientadores educacionais. Todos concursados, habilitados e cumprindo uma carga horária de 40 horas semanais. As vagas são criadas conforme a quantidade de alunos matriculados, segundo decreto municipal.  


galeria de imagens