Secretaria Municipal de Educação

14/12/2012 - Educação
Secretário recebe IGK para debater Tempo Integral
Instituto quer ajudar na ampliação de atividades no contraturno de crianças

foto/divulgação: SME

Secretário Rodolfo Pinto da Luz e a Presidente do IGK Alice Kuerten.

A Secretaria de Educação da Capital estuda a viabilização de uma proposta do Instituto  Guga Kuerten, IGK, para ampliar ainda mais o atendimento em período integral na rede municipal. O tema foi discutido na manhã desta sexta-feira (14/12), envolvendo o   Secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e Alice Kuerten, Presidente do IGK. Participaram também do encontro o Diretor de Ensino Fundamental, Pedro Rodrigues da Silva, e Eneida Espíndola, assessora pedagógica dos anos iniciais. Pelo instituto também fizeram parte da comissão Marcelo Bitencourt e Neiva de Lima, Coordenadores Esportivo do IGK; Silvana Medeiros, Superintendente Executiva; e Suelem Virgilino, Coordenadora Social. A ideia é implantar um projeto social do IGK em uma unidade de ensino da capital.

 

Já é realidade

A Educação em Tempo Integral já é realidade na rede municipal de ensino. No ensino fundamental, das 36 escolas, 27 delas possuem atividades complementares. Atualmente, 3.267 estudantes passam mais tempo no ambiente escolar. É o momento para atividades de reforço em Matemática e Língua Portuguesa e participação em oficinas de  teatro, judô, karatê, capoeira, dança, futebol e informática. Um resgate da autoestima e que proporciona aprendizagem efetiva, destaca o Secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. As escolas podem escolher os projetos de acordo com sua política pedagógica e as necessidades dos alunos.

 

Além disso, a prefeitura possui convênio com 43 entidades para realizar o mesmo trabalho com 5 mil 250 jovens e adolescentes de ONG’s, Centros de Educação Complementar e instituições de assistência social.

 

No ensino fundamental, o tempo integral é desenvolvido por meio das modalidades do “Programa Mais Educação”, em parceria com o Ministério da Educação; Topas-Todos Podem Aprender Sempre- que é focado na reversão dos índices de distorção idade-série; e Apoio Pedagógico.

 

Na Educação Infantil, das 83 unidades, quase 70% atuam nesse sistema. Ou seja, 53 creches ou núcleos de educação infantil, os NEIs, são responsáveis por 7.578 crianças que ficam sob a responsabilidade da Secretaria de Educação da Capital das 7h30 da manhã até o fim de tarde. 


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