Secretaria Municipal de Educação

21/12/2012 - Educação
IDEB: Florianópolis atinge níveis de primeiro mundo
O município é o melhor do ranking entre as capitais, nos anos iniciais.

foto/divulgação: Divulgação PMF

Na prefeitura, nos anos iniciais, a liderança ficou com a Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos (6,6), na Armação do Pântano do Sul.

 

 

A exemplo de França, Alemanha, Itália e Portugal, a educação da rede municipal de Florianópolis alcançou a média de países do primeiro mundo em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com nota seis. Nos anos iniciais, 54% das escolas básicas, que participaram da avaliação do Ministério da Educação, atingiram notas que variam de 6,0 a 6,6. Os dados do governo federal levam em conta a Prova Brasil e os indicadores de rendimentos dos alunos.  Pelo MEC, essa média deveria ser alcançada por Florianópolis somente em 2019, com 6,1.

 

O bom desempenho das escolas colocou Florianópolis em primeiro lugar entre as capitais do Brasil do primeiro ano ao quinto ano. O município superou Curitiba (PR), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

 

Nos anos finais, os estabelecimentos municipais de ensino, com nota geral de 4,6, quase já atingiram o que foi projetado pela Presidente Dilma Roussef para 2013 (4,8). Com a avaliação, dentre as sedes de governos estaduais, a capital catarinense ficou na quarta posição, sendo ultrapassada apenas por Palmas, Campo Grande e Curitiba.

 

IDEB Capitais

Anos iniciais

 

Posição

Capital

IDEB

Florianópolis (SC)

6,0

Curitiba (PR)

5,8

Palmas (TO)

5,8

Campo Grande (MS)

5,8

Belo Horizonte (MG)

5,6

Rio de Janeiro (RJ)

5,4

 Anos finais

 

 Posição

Capital

IDEB

Palmas (TO)

5,0

Campo Grande (MS)

5,0

Curitiba (PR)

4,7

Florianópolis (SC)

4,6