Secretaria Municipal de Educação

06/02/2013 - Educação
Diretor do Instituto Paulo Freire abre COEB 2013
Prefeito Cesar Souza Júnior destacou que os cortes promovidos pelo Grupo Gestor não atingem a Secretaria da Educação

foto/divulgação: Rafael Rosseti

Divulgação SME

A Conferência de abertura do Congresso de Educação Básica, COEB, foi feita pelo titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e atual diretor do Instituto Paulo Freire da capital paulista. Moacir Gadotti abordou o tema “Qualidade na Educação: uma nova abordagem”. O COEB ocorrerá até sexta-feira no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A promoção é da Secretaria de Educação de Florianópolis.

 

Moacir Gadotti é licenciado em Pedagogia e Filosofia, mestre em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (Suíça) e livre docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui várias publicações voltadas para a área de educação entre ela: “Educação e poder-introdução à pedagogia do conflito”, “Paulo Freire: uma bibliografia”, “Pedagogia da terra” e “Educar para um outro mundo possível”, “Concepção dialética da educação - um estudo introdutório”,Educação de Jovens e Adultos - Teoria, prática e proposta” e “Convite à leitura de Paulo Freire”.

Presente à abertura, o prefeito Cesar Souza Júnior afirmou que a responsabilidade de um governante da capital catarinense é muito grande na área da educação, uma vez que a prefeitura ´tem sob a sua administração quase 28 mil estudantes em todas as esferas: infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos'.

E esse universo vem sendo bem cuidado e com qualidade, destacou.

"Tendo isso em vista, as medias de contenção de despesas anunciadas pelo Grupo Gestor do governo não vão afetar a Secretaria de Educação", destacou Cesar Souza Júnior.

O prefeito frisou que os 30% do orçamento dso  município continuarão a ser investidos na rede de ensino.

"Se eu puder, vou dedicar ainda mais verbas para a educação, para que nossas crianças, adolescentes ejovens tenham um bom amanhã".

 

 

Resumo da conferência

 

O tema da qualidade na educação tem sido abordado de vários ângulos. Ele pode ser visto pelo ângulo da adequação de melhores estratégias para alcançar velhos objetivos instrucionais ou em função de um currículo em mudança. É um conceito ligado a vida das pessoas, ao seu bem viver.

 

Há um conjunto de variáveis, intra e extraescolares, que interferem na qualidade da educação, entre elas, a concepção mesma do que se entende por educação. Qualidade e quantidade são conceitos complementares já que qualidade para poucos é privilégio, não é qualidade.

 

Por isso, a qualidade da educação precisa ser encarada de forma sistêmica. A educação só pode melhorar no seu conjunto. O autor deste texto sustenta que a qualidade é um conceito dinâmico, que deve se adaptar a um mundo que experimenta profundas transformações.

 

Trata-se de um conceito político que, apesar de elementos comuns, se altera, dependendo do contexto. Nessa nova abordagem do tema da qualidade, a categoria sustentabilidade deve ser considerada central e nos ajudar na renovação de nossos velhos sistemas educacionais.


galeria de imagens