Secretaria Municipal de Educação

18/02/2013 - Educação
Ano letivo começa para mais de 11 mil crianças
O atendimento é feito para os pequenos de quatro meses a seis anos de idade.

foto/divulgação: SME

Mãe Fernanda com filha Pietra

Gabriela Serafim chegou cedo à Creche Municipal Almirante Lucas Boiteux, primeiro dia do ano letivo na rede de ensino de Florianópolis. Foi deixar Fernanda, cinco anos e Mateus, três anos. “Sem creche, eu não vivo”, diz ela que trabalha na construção civil, enquanto o marido é marceneiro. Um outro filho, Gabrielly, hoje com nove anos, também já freqüentou a entidade. “A gente precisa dessa retaguarda. Deixo os meus pequenos pela manhã aqui na creche e pego os dois somente no fim de tarde. Vou trabalhar tranqüila, pois sei que são bem cuidados”.

 

 A Pietra Emanuelle, de três anos, não tem uma adaptação tão fácil como as crianças de Gabriela. A mãe Fernanda de Souza relata que é o segundo ano da menina na creche. No entanto, ela demora de dois a três meses para se acostumar ao ambiente escolar. Fernanda, para ajudar na adaptação, ficará cerca de uma hora por dia acompanhando a filha para que se integre na unidade com as professoras e coleguinhas.

 

 Também Amilton Duarte de Albuquerque Neto, quatro anos, é muito apegado à mãe solteira Rosângela Correia Netto. “Além disso, ele é muito tímido, vou ficar na creche mais um tempo para que o meu filho possa ficar mais tranquilo”. A Creche Almirante Lucas, está localizada na Avenida Mauro Ramos, região central. Em 13 salas, a unidade atenderá 267 crianças em tempo integral. 

 

Distribuídas nas 83 unidades de educação infantil da prefeitura, entre creches e núcleos de educação infantil (NEIs), estão 11 mil 123 crianças de quatro meses a seis anos.

 

Assim como a Almirante Lucas, a Creche Celso Ramos é responsável por crianças do Maciço do Morro da Cruz, região carente da Capital. Após melhorias, a unidade da Prainha tem capacidade para 320 crianças, tornando-se a maior da rede de ensino.

 

 Investimento do dinheiro do BID

A prefeitura consegue atender 99, 5% de crianças de quatro a seis anos e 43, 8% de quatro meses a três anos. Para zerar a fila da espera, o Secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, destaca que está sendo viabilizado um empréstimo, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de 58 milhões 860 mil dólares. “Com parte do dinheiro, o executivo vai construir 23 novas creches até 2016”.  O Prefeito Cesar Souza Júnior lembra que criança em creche é uma das prioridades de sua administração. “Vamos trabalhar para que cada vez mais consigamos aumentar o número de atendimentos”.


galeria de imagens