Secretaria Municipal de Educação

18/02/2013 - Educação
Escolas querem manter IDEB e reforçar integração
Com o início do ano letivo as unidades de ensino reativam e criam novas ações

foto/divulgação: Escola Maria Tomázia Coelho

Turma da 8a série

Na rede municipal de Florianópolis, esta segunda-feira é o primeiro dia de aula para mais de 15 mil alunos do ensino fundamental de 37 escolas.   Uma dessas unidades é a Escola Básica Maria Tomázia Coelho, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Com 655 estudantes, a direção está acionando o projeto de tempo integral para possibilitar atendimento aqueles que apresentam dificuldades no ensino-aprendizagem. Para essas crianças e adolescentes, no contra-turno, haverá apoio pedagógico em áreas como a de Português, Matemática e Ciências, além de atividades artísticas e culturais.   A estratégia ajudou a obter, por exemplo, a nota 6,1, nos anos iniciais, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB. A avaliação do Ministério da Educação colocou a escola nos patamares de países de primeiro mundo.

 

A escola também quer fazer parcerias com entidades do bairro, a exemplo da que será feita com o Náutico Futebol Clube para realização de projetos esportivos. Outra ideia é a saída de estudos no Costão do Santinho para acompanhar o tratamento de água e de esgoto do complexo.

 

Na Costeira do Pirajubaé, na Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, a ampliação da integração entre escola e comunidade já tem data marcada. Será no sábado de 2 de março. Os 425 alunos, além de pais e   demais membros do bairro, poderão participar da série de atividades do programa Escola Aberta. “Haverá oficina de capoeira, karatê, futsal, crochê, bordado e pintura”, relatou a diretora Karla Christine Lima da Silva.  

 

O estabelecimento vai continuar apostando também no Reóleo, projeto de reaproveitamento de óleo de cozinha, um trabalho em conjunto com a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis-ACIF. A escola incentiva os alunos a trazerem o produto que já foi usado em casa, que por sua vez é encaminhado para a ACIF. A entidade retribui a escola com material de limpeza feito a partir do óleo reciclado. A ação globalmente já reciclou mais de um milhão de litros na capital e conseguiu o maior volume de óleo coletado no período de um mês: 10 mil litros. Por essa última conquista, Florianópolis entrou no guinness book, o livro de recordes.  

 

Calendário

As férias escolares do meio do ano estão fixadas de 13 a 27 de julho e o ano letivo será encerrado no dia 18 de dezembro. A carga horária total será de no mínimo 800 horas, o que implica 200 dias de efetivo trabalho educacional.

Toda suspensão de atividade deverá ser compensada, mediante proposta pedagógica previamente aprovada pela Secretaria Municipal de Educação. No primeiro semestre, haverá a interrupção de expediente nos dias 28 e 29 de março, por conta do feriadão da Paixão de Cristo. Em maio, ocorrerá suspensão das atividades no dia primeiro, Dia do Trabalho, assim como nos dias 30 e 31, devido ao Corpus Christi.

No segundo semestre letivo, que começa dia 29 de julho, haverá paralisação dos trabalhos em outubro em duas oportunidades: dia 15, quando é comemorado o Dia do Professor, e 28, Dia do Servidor.  No dia 15 de novembro as aulas serão interrompidas em razão da data de Proclamação da República.


galeria de imagens