Secretaria Municipal de Educação

01/04/2015 - Educação
Barra do Sambaqui recebe escola reformada
Marcolino José de Lima foi inaugurada nesta quarta-feira

foto/divulgação: Carin Perske

Unidade foi fundada na década de 60

Além do NEI Campeche, a Prefeitura também inaugurou nesta quarta-feira (1º) a reforma da Escola Desdobrada Marcolino José de Lima, na Barra do Sambaqui. O prédio contou com a substituição da cobertura do bloco principal e nova cozinha e refeitório foram construídos. Participaram da solenidade o prefeito Cesar Souza Junior e o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

Na unidade, que atende cerca de cem crianças de 1º ao 5º ano, houve melhorias na área esportiva, troca das esquadrias, adaptações para acessibilidade, revisão elétrica, reforma dos banheiros, construção de abrigo de gás e pintura geral do prédio principal e das salas anexas.

 

“Investir na educação é a certeza de um futuro melhor para todos nós", destacou o prefeito.

"É uma alegria enorme ver a escola reformada. Buscamos isso pelas crianças. Queremos que elas tenham uma educação de qualidade para crescerem e serem cidadãos de bem”, salientou a diretora Cristina Aparecida Mendes Makowiecki.

 

Com um investimento de R$ 283 mil, a obra ficou sob responsabilidade da empresa Avalius Engenharia e Avaliação Ltda. A escola é localizada na rua Isid Dutra, 1.200. Eneida Célia Rudolf, diretora da escola entre os anos de 2002 e 2010, diz que a reforma é uma luta antiga. “Ver a escola assim é um sonho concretizado”, afirmou.

 

Meio século de história

 

As atividades da unidade começaram na década de 1960 na casa do professor Marcolino José de Lima, que era dividida entre moradia e escola. Com o aumento na demanda, uma nova escola foi criada na casa de Roldão Rocha Pires.

 

A comunidade continuou crescendo e a necessidade de um prédio próprio para a escola começou a aparecer e por isso João Makoviesk doou o terreno da atual escola para a Prefeitura de Florianópolis. Em 1985, a escola foi reformada e passou a ser de alvenaria. A comunidade da Barra do Sambaqui aguardava pele reforma da EDM Marcolino José de Lima há 10 anos.


galeria de imagens