Secretaria Municipal de Educação

05/09/2014 - Educação
Ciranda Literária recebe escritor de ficção policial
O jornalista e escritor Marco Antonio Zanfra será o convidado do encontro desta segunda-feira

foto/divulgação: João Guilherme de Oliveira/PMF

O jornalista Marco Antonio Zanfra

Autor dos livros “Manual do Repórter de Polícia” e “As covas gêmeas”, o jornalista Marco Antonio Zanfra participará do Projeto Ciranda Literária, ligado à Secretaria Municipal de Educação da Capital. O encontro acontece nesta segunda-feira (8), das 13 às 17 horas, no Centro de Educação Continuada (CEC), na rua Ferreira Lima, 82, Centro. Ele vai falar sobre a sua trajetória profissional e como se tornou escritor.


O Ciranda Literária busca incentivar o gosto pela leitura entre os profissionais que atuam na rede de ensino da Prefeitura, como professores, bibliotecários e supervisores pedagógicos. O projeto é coordenado pelo Departamento de Bibliotecas da SME.


Crime e tráfico de órgãos


Marco Zanfra nasceu em São Paulo e vive em Florianópolis há 17 anos. É formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e foi repórter durante 25 anos. Destes, 15 foram dedicados à cobertura policial, para órgãos como Folha de S. Paulo, revista Manchete e A Notícia. Atua em assessoria de imprensa desde 2002, trabalhando atualmente como diretor de Apoio e Mídias da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.


Sua obra “Manual do Repórter de Polícia”  (2001) é um guia para os jornalistas que cobrem matérias policiais, contendo especificações dos crimes mais comuns, suas consequências legais, informações sobre armamentos, medicina legal e julgamentos, entre outros aspectos.


Lançado em 2010 pela Editora Brasiliense, “As covas gêmeas” é sua primeira - e por enquanto única - obra de ficção, e a narrativa contém muito da realidade que ele viveu como repórter. É um romance policial no qual o leitor acompanha a solução de um mistério que envolve tráfico de órgãos. 


galeria de imagens