Secretaria Municipal de Educação

17/10/2014 - Educação
Professora constrói sistema solar com criançada
Fabiana Duarte é uma das vencedoras do “Professor Nota Dez”

foto/divulgação: Divulgação

Criançada construiu um sistema solar.

Outro projeto ganhador do “Prêmio Professor Nota Dez” foi o da professora Fabiana Duarte, com Nelci Lima e Giselli Duarte, da Creche Poeta João da Cruz e Sousa, nas Areias do Campeche. “Como a gente chega até a lua?”, “Tem que ter uma nave”, “Ou um foguete né?”, “É igual pra ir pra outro planeta”, estas eram algumas das dúvidas das crianças de 4 e 5 anos. Para responder os pequenos as profissionais criaram o projeto “Olhos no universo: uma viagem inicia”.

 

Depois de trabalharem as obras “O menino e a lua”, de Ziraldo, e episódios do filme “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, e “Visita ao céu”, do Sitio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, os pequenos visitaram o planetário da UFSC e de volta a unidade construíram seu próprio sistema solar. O ambiente recebeu a visita das outras turmas.

 

Entre as propostas da iniciativa está a de fazer da creche um espaço para observação astronômica, aproximando as crianças de materiais como telescópio, lunetas e binóculos, através da orientação do astrônomo Alexandre Amorim.

 

A Secretaria de Educação de Florianópolis, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, idealizou o Prêmio Professor Nota Dez, agora em sua terceira edição, para reconhecer os educadores da rede que, através de atividades e projetos, propiciam formas inovadoras de aprendizado para os alunos.


galeria de imagens