Secretaria Municipal de Educação
As inscrições para a apresentação de trabalhos no quinto Congresso de Educação Básica (COEB) foram prorrogadas até 1º de dezembro. A ficha e o resumo do trabalho deverão ser enviados para o endereço eletrônico: coeb2015@gmail.com. O COEB 2015 acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina e terá como tema “A Indissociabilidade na Educação Básica: especificidades, desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas.”
Estará em debate no congresso a reorganização de um currículo integrado para todas as etapas e modalidades de ensino. Serão discutidas propostas pedagógicas que coloquem isso em prática sem afetar a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos. A última edição contou com cerca de 1500 participantes.
Os trabalhos serão divididos em duas modalidades: “Comunicação Oral e Pesquisa” e “Relato de Experiência”. A primeira compreende os trabalhos em nível de mestrado e doutorado, e tanto pesquisadores que atuam na rede municipal de ensino quanto pesquisadores externos poderão participar. A última edição contou com cerca de 1500 participantes.
Já a segunda categoria é destinada aos trabalhos pedagógicos realizados individual ou coletivamente por servidores da rede municipal. As apresentações devem se encaixar em um dos seguintes temas: Política e Gestão da Educação Básica, Currículo e Práticas Pedagógicas. A lista com os trabalhos aprovados será divulgada no site da SME (www.portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa) no dia 5 de dezembro a partir das 18h.
Educação em pauta
O objetivo do congresso é promover a reflexão dos processos que qualificam a práxis educativa, visando a excelência da prática pedagógica no cotidiano escolar e a integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica, no município de Florianópolis.
Procura também fomentar o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação por meio de conferências, palestras, relatos de experiência e pesquisas na temática proposta, destacando as qualidades política e técnica, interculturalidade, constituição do sujeito docente, qualificação das práticas pedagógicas, gestão democrática e participativa, transversalidade no currículo, educação integral e inclusão, atitude e ética na educação.