Secretaria Municipal de Educação

28/04/2015 - Educação
Escola da rede municipal cria zoológico
Projeto da unidade explica a diferença entre animais vertebrados e invertebrados

foto/divulgação: Divulgação

Foram confeccionadas maquetes recriando zoológicos.

Aranhas, minhocas e formigas. Cães, gatos e pássaros. Qual a diferença entre estes animais? É isso que as crianças de oito anos da Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, no bairro João Paulo, estão descobrindo através do projeto “Animais”, que explora a diferença entre invertebrados e vertebrados. Entre as atividades propostas estão a confecção de maquetes e minhocário. A ação é realizada nas aulas de ciências pelas professoras Francieli Kronbauer e Alessandra Gonçalves.

 

O projeto surgiu a partir de um texto do livro didático sobre os animais vertebrados e invertebrados. As professoras complementaram o conteúdo com vídeos que também abordavam a diferença de bichos de estimação, bichos de zoológico e insetos.

 

Após conhecerem o tema, os estudantes confeccionaram maquetes nas quais reproduziram zoos. Elas serão expostas na Festa da Família, que será realizada na unidade no dia 23 de maio. Os alunos estão preparando convites para as demais turmas da escola.

 

Ainda como parte do projeto, está sendo montado um minhocário. Em um aquário, serão depositadas terra e minhocas. A ação busca demonstrar a diferença, já trabalhada em sala, entre os animais que possuem coluna vertebral, como mamíferos e aves, e invertebrados, como aranhas e as próprias minhocas.

 

Além de conscientizar as crianças sobre a importância de se respeitar os animais, o projeto estimula neles o trabalho em equipe e o interesse em se obter um bom resultado. Proporciona ainda momentos de interação entre estudantes e professores e promove o compartilhamento do conhecimento.


galeria de imagens