Secretaria Municipal de Educação

27/04/2016 - Educação
SME realiza reunião de diretores
Encontro alertou profissionais sobre gripe A e outras doenças

foto/divulgação: SME

Reunião contou com as presenças do prefeito Cesar Souza Junior, secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e secretario de Saúde Daniel Moutinho Junior.

Nesta quarta-feira foi realizada a Reunião de Diretores da rede municipal de ensino. Além de 118 profissionais do setor, participaram do encontro o prefeito Cesar Souza Junior, secretario de Educação Rodolfo Joaquim Pinto Luz, secretário de Saúde Daniel Moutinho Junior, além da diretora geral da SME, Maria José Brandão.

 

Daniel Moutinho Junior conversou com os participantes sobre a Gripe A, impetigo (infecção bacteriana que atinge as camadas superficiais da pele, que causam feridas) conjuntivite, caxumba e outras doenças comuns desta época do ano.

 

Segundo Pinto da Luz, é importante conscientizar os diretores para que eles saibam tomar as medidas necessárias e passar essas informações para os alunos. "Assim, a prevenção contra essas doenças será mais eficiente", disse o secretário.

 

Algumas medidas para evitar o contágio destas doenças, conforme orientações da Secretaria de Saúde de Florianópolis:

 

- lavar bem as mãos ou higienizá-las com álcool gel ao compartilhar utensílios e equipamentos públicos (comércio, bares e restaurantes, aeroporto, terminais, igrejas e todos os lugares com grande circulação de pessoas);

 

- proteger a boca ao tossir e espirrar. Usar o antebraço ou lenços de papel descartáveis; se usar as mãos para tapar a tosse, espirro e limpar o nariz, lave-as para não espalhar o vírus.

 

- evitar contato próximo com outras pessoas quando apresentar sintomas, secreções, febre e mal-estar;

 

- manter-se hidratado com água e outras bebidas saudáveis, como chás;

 

- buscar bons momentos de descanso, mesmo que sejam breves, e investir numa boa qualidade do sono;

 

- evitar os excessos alimentares, consumo de açúcar, álcool, tabaco e outras drogas, incluindo analgésicos, xaropes etc., sem orientação profissional.


galeria de imagens