Secretaria Municipal de Educação

04/10/2013 - Educação
Escola Henrique Veras, na Lagoa, comemora 58 anos
Unidade, que vai receber abraço coletivo da comunidade da Lagoa, ganhará novas instalações

foto/divulgação: SME

Ilustração frontal das futuras instalações da escola.

Neste sábado (5), como uma das atividades de comemoração dos 58 anos da Escola Básica Municipal Henrique Veras, na Lagoa da Conceição, a comunidade realizará um abraço coletivo no atual prédio. A escola foi fundada em 15 de novembro de 1955 e o nome é em homenagem ao intendente da época na região.

 

De acordo com a orientadora escolar Liana Carreirão Velloso, o abraço é o evento principal, e é um gesto de agradecimento aos anos de espaço estudantil e de alfabetização que o lugar proporciona.

 

A programação é constituída pela apresentação de dança do Projeto Mais Educação e Cine Pipoca, com a exibição de curtas-metragens. Acontecerá ainda exposição de fotos antigas da escola, além de imagens da Festa do Divino Espírito Santo, registradas pelo ex-aluno, morador da comunidade e pesquisador, Darcinho.

 

No evento será realizado mostra de trabalhos dos alunos e socialização do Projeto de Gestão à Comunidade Escolar, com o tema eleições democráticas.

 

Haverá no sábado exposição de uma planta baixa da obra do novo prédio. O projeto encontra-se em fase de elaboração e aprovação e está no orçamento da Prefeitura com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Ocorrerá ainda o lançamento do Jornal Escolar e enquete para a escolha do nome do impresso, apresentação da bateria da Escola de Samba União da Ilha da Magia e bolo de aniversário dos 58 anos da instituição.

 

Residência, engenho, escola

 

Antes da fundação da escola, as aulas dos anos iniciais eram lecionadas em um dos cômodos de uma residência da família do Senhor Andrino de Oliveira, localizada em frente do atual prédio estudantil.

 

Em 1955, na administração do Prefeito Osmar Cunha, o espaço utilizado como sala de aula foi desativado. Foram construídas uma sala de aula e uma cozinha ao lado do engenho de farinha onde hoje está situada a escola. Com o aumento populacional a ampliação do ambiente estudantil foi necessário, com o aluguel de dois cômodos de uma casa de família.

 

Em 1977, o engenho foi demolido, permitindo a ampliação da escola que começou a atender as turmas de 5ª à 8ª série.

 

Confira as atrações:

 

  • 13h 30 – Entrega de notas e avaliações
  • 14h – Apresentação de dança das crianças do Projeto Mais Educação (Passos contemporâneos do Street Dance/Teoria e prática: 8 passos do elemento – terra, fogo, ar e água)
  • 14h e 15h – Cine Pipoca: exibição dos curtas “O Roubo da Coroa” e “O Mistério do Boi de Mamão”, de Luiza Lins
  • 16h – Apresentação da Bateria da Escola de Samba União da Ilha da Magia
  • 16h 30 – Bolo de Aniversário dos 58 anos da EBM Henrique Veras
  • Exposição de fotos antigas da escola: venha se encontrar e reencontrar amigos e familiares no álbum da Escola
  • Exposição de Fotos da Festa do Divino Espírito Santo, do morador e pesquisador Darcinho
  • Mostra pedagógica: exposição de trabalhos dos alunos
  • Socialização do Projeto de Gestão à Comunidade Escolar
  • Exposição da Planta Baixa do novo prédio da Escola
  • Lançamento do Jornal Escolar e enquete para o nome do jornal


galeria de imagens