Secretaria Municipal de Educação

30/10/2013 - Educação
Escola municipal planta árvores e conhecimento
Alunos da Virgílio dos Reis Várzea recolhem sementes e as cultivam

foto/divulgação: SME

Crianças são responsáveis por cuidas das plantas.

Para tornar a escola um lugar mais verde e proporcionar aos alunos conhecimentos práticos relacionados a ecossistemas, professores da Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras, criaram o projeto “O verde que dá vida”. Com o plantio de árvores de crescimento rápido e que não perdem as folhas (perenifólias), os profissionais pretendem tornar mais agradáveis as salas de aula, através da diminuição da exposição ao sol.

 

As professoras Ana Maria, Janice e Dirciane, que trabalham com turmas de 4º, 5º e 6º anos, utilizam o projeto para transmitir aos estudantes conhecimentos, como o crescimento dos vegetais e a dependência dos seres vivos pelos fatores, como a luz, temperatura, solo, água e pressão atmosférica.

 

O verde que dá vida

 

O primeiro passo foi fazer um mapeamento das árvores nativas, a exemplo do Ingazeiro, Pitangueira e a Figueira. O período de plantio e coleta de sementes também foi verificado, para haver o cultivo de cada muda na época correta. Terminado o levantamento, os alunos começaram a fazer saídas de campo para coletar as sementes.

 

Com elas em mãos, os estudantes as depositam em sacos plásticos para que germinem. As mudas ficam em caixas de madeira, colocadas perto das salas de aulas para que os alunos reguem e cuidem das plantas.

 

No período de fixar as mudas na terra, os professores, alunos e pais cavam as valas e depositam as árvores. Os estudantes são encarregados de cuidar do desenvolvimento das plantas. O adubo orgânico, utilizado no cultivo, é produzido em parte pelo minhocário da escola e o restante doado pela Comcap, Companhia Melhoramentos da Capital.


galeria de imagens