Secretaria Municipal de Educação

01/11/2013 - Educação
Incentivando cuidado e respeito através da horta
Projeto propicia melhora na alimentação, com frutas, verduras e legumes

foto/divulgação: Creche Municipal Doralice Teodora Bastos.

Os pequenos colocando a mão na massa.

Vivenciar e entender o espaço de onde vêm os alimentos, cultivar o cuidado com o outro e promover a alimentação saudável são os objetivos do projeto Horta Escolar da Creche Municipal Doralice Teodora Bastos, em Canasvieiras.

Através do horto, questões de relevância, como sustentabilidade e reciclagem de materiais, também são tratados com a criançada de 6 meses a 5 anos de idade.

O projeto faz com que os pequenos tenham mais afinidade com frutas e verduras da horta e passem a introduzir esses alimentos no seu dia a dia e no de suas famílias.

Bolo de espinafre já foi preparado na instituição, com a hortaliça que havia sido plantada pela criançada.

 

Parceria que dá frutos

 

O projeto Educando com a Horta Escolar é resultado da parceria entre Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO).

O técnico da CEPAGRO responsável pela manutenção da horta é Henrique Martini Romano, que quinzenalmente visita a unidade. O profissional aborda com as crianças temas ligadas ao plantio, compostagem e até mesmo culinária.

No horto escolar, é possível encontrar tomate cereja, morango, alface, brócolis, cenoura, espinafre, cebolinha, salsinha e couve. As crianças utilizam pás e baldinhos para adubar o solo e um regador para molhar as plantas. Segundo Henrique Romano, ao encontrar minhocas e centopeias no composto, a diversão é geral. Os pequenos participam desde o começo do processo até a hora da colheita. 


galeria de imagens