Secretaria Municipal de Educação

24/05/2010 - Educação
SME realiza Seminário de Práticas Exitosas
O evento irá reunir trabalhos desenvolvidos em escolas, creches e no Projovem Urbano http://portal.pmf.sc.gov.br/noticias/evento.php?pagina=eventopagina&event=166&menu=4

foto/divulgação: G.S.

Secretário de Educação Rodolfo J. P. da Luz no Seminário de Práticas Exitosas

 

Projetos e programas da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis serão apresentados nesta terça-feira (25) num seminário intitulado de “práticas exitosas”.  A idéia é promover as boas ações da área, desenvolvidas por  diversos profissionais da educação.  O seminário terá como local a Faculdade Unica-Sociesc, situada à Rua Salvatina Feliciana dos Santos, no Itacorubi, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18 horas.  O evento irá reunir oito trabalhos de escolas, creches e do Projovem Urbano. A coordenação é da Diretoria de Administração Escolar por meio da Gerência de Formação Permanente.

Em um dos projetos, chamado “Alfabetização do Olhar: História e Educação Patrimonial”, desenvolvido com o ProJovem Urbano, os alunos percorreram um roteiro fotografando imagens da cidade. O objetivo do trabalho, de autoria de Edgar de Souza Rego, foi despertar o olhar dos jovens para o lugar onde vivem.

Na EBM Maria Conceição Nunes, foi desenvolvido o projeto “Shakeaspere no Rio Vermelho – um relato de experiências”, de autoria de Nara Micaela Wedwkin. O trabalho tinha como meta desenvolver a prática e o ensino de teatro a partir da montagem de espetáculos baseados em textos do dramaturgo inglês William Shakespeare.

Outro projeto, que também será apresentado no Seminário, é o “Rádio MDP – atitude para aprender”, que valoriza os aspectos positivos da programação radiofônica, aplicando-os em sala de aula. De autoria de Gisely Córdova, o trabalho foi desenvolvido na EBM José Amaro Cordeiro.

Também serão expostos os projetos “Conhecendo a África por outras Linguagens: uma proposta de formação em serviço”; “Escola de Tempo Integral: olhares sobre o currículo e o trabalho com as diferenças na escola”; “Escola de Tempo Integral: olhares sobre o currículo e o trabalho com as diferenças na escola”; “Eufrida Borboleta Azul: respeitando as diferenças”; “Guardiões da Energia”; “Projeto pela Cultura da Paz e não-violência”.

 

Programação

 

Alfabetização do Olhar: História e Educação Patrimonial

 

Categoria: PROJOVEM
Autoria: Edgar de Sousa Rego
Unidade Escolar: ProJovem Urbano Florianópolis

O  objetivo foi aguçar o olhar dos jovens para a cidade onde vivem – Florianópolis. A cidade passa despercebida na correria do dia-a-dia do jovem. Deste modo, os jovens aceitaram o desafio de identificar pela fotografia uma cidade escondida, resultado de decorrentes planejamentos e reformas advindas da modernização. Cada turma percorreu um roteiro pelo centro da cidade, divididos em grupos, cada grupo com uma câmera produziu as
fotos.



Conhecendo a África por outras Linguagens: uma proposta de formação em serviço.


Categoria: Diversidade na Escola – Estudo das Relações Etnicorraciais
Autoria: Adriana de Souza Broering
Unidade Escolar: Creche Nossa Senhora Aparecida

O objetivo foi ampliar os repertórios artísticos/culturais dos educadores,  incorporando na formação em serviço a história do continente africano e a importante história do Movimento Negro Brasileiro, criando para isso, situações e experiências onde os educadores possam ‘sentir na pele” a diversidade etnicorracial.


Escola de Tempo Integral: olhares sobre o currículo e o trabalho com as diferenças na escola


Categoria: Educação Integral – Ampliando o Tempo
Autoria: Cristiane de C. Ramos Abud
Unidade escolar: E.B.M. Luiz Cândido da Luz

A experiência do programa Educação Integral: ampliando o Tempo,
maximiza os tempos e as possibilidades oferecidas ao aprendizado ocupando novos e diferentes territórios curriculares. Pressupõe, ainda, que a escola articule de forma integrada a construção de uma comunidade de prendizagem.


Eufrida Borboleta Azul: respeitando as diferenças


Categoria: Escola aberta às diferenças
Autoria: Vanessa Philippi Cecconi e Monique Ouriques Maia
Unidade Escolar: Creche Waldemar da Silva Filho

O projeto plantou uma pequena semente em cada criança, promovendo a formação de um sujeito criativo, participativo, autônomo, crítico e  transformador, respeitando as diferenças. Com a música desenvolveu-lhes o gosto, alegria, movimento, expressão e ritmo. Trabalhou o exercício de seus direitos e deveres, sua imaginação e criatividade, contribuindo assim,  para tornar o mundo mais humano e digno frente às diferenças.


Guardiões da Energia


Categoria: Meio Ambiente
Autoria: Elaine Cristina Pamplona Seiffert
Unidade Escolar: E.B.M. João Gonçalves Pinheiro

O objetivo do projeto é o de formar multiplicadores cientes da necessidade de economizar energia como forma de preservar o meio ambiente. Compreendendo o mundo e atuando como cidadãos críticos, responsáveis e comprometidos na construção de um mundo socialmente justo, economicamente sustentável e ecologicamente correto.


Projeto pela Cultura da Paz e não-violência


Categoria: Meio Ambiente – Educando com a Horta Escolar
Autoria: Rosane Gesualdi Mesquita Grault Vianna de Lima
Unidade Escolar: Creche Irmã Scheilla

O projeto busca redescobrir valores, sentimentos, direitos e ideais que contemplem o resgate da Cultura da Paz, irradiando ações e práticas sustentáveis em todos os sentidos de Paz e preservação do Meio Ambiente.


Shakeaspere no Rio Vermelho – um relato de  experiências


Categoria: Escola Aberta à Cidadania
Autoria: Nara Micaela Wedwkin
Unidade Escolar: E.B.M. Maria Conceição Nunes

O objetivo principal do projeto foi o de desenvolver prática e ensino de teatro a partir da montagem de espetáculos baseados em textos do dramaturgo inglês William Shakespeare. Contribuindo, assim, para desenvolver no aluno socialização, criatividade, coordenação, vocabulário, entre muitos outros.


Rádio MDP – atitude para aprender


Categoria: Ler e Escrever: compromisso de todos
Autoria: Gisely Córdova
Unidade Escolar: E.B.M. José Amaro Cordeiro

O projeto promove a socialização, amplia o universo conceitual e
o vocabulário dos alunos. Considera ainda, o exercício da cidadania e
construção da oralidade e da escrita, por intermédio de atividades articuladas com a comunicação-educação. Valoriza os aspectos positivos da programação radiofônica, aplicando-os em sala de aula.


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