Secretaria Municipal de Educação

05/11/2009 - Educação
Matrículas Online
Matricula online: a educação de Florianópolis na era digital

foto/divulgação: Gabinete Secretário

Matrículas On-line

Agora, a rematrícula e novas inscrições para o ensino fundamental da
Prefeitura de Florianópolis serão feitas pela internet. O sistema já é

válido para o próximo ano letivo. Mediante o preenchimento de um formulário, os pais ou responsáveis pelos alunos farão a operação acessando o portal da administração municipal:

www.pmf.sc.gov.br

 

Até dezembro, a sala informatizada de cada unidade educativa ficará disponível para as famíliasque não tenham acesso à web. Florianópolis é a primeira administração pública municipal do Estado a usar esta estratégia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3251-6128 ou 3251-6105.

Atualmente a rede municipal de ensino possui 15 mil 530 alunos no ensino fundamental. A maioria deles está vinculada às 26 escolas básicas, que congregam 14 mil 615 estudantes do primeiro ano á oitava série. Os demais, 915 alunos, pertencem às escolas esdobradas, responsáveis por crianças do primeiro ano à quarta série.

As rematrículas serão feitas de 16 a 30 de novembro nas 36 escolas básicas e desdobradas e cada unidade educativa irá disponibilizar o número de matrícula dos estudantes. Dentro do sistema online, o aluno será matriculado automaticamente para o ano ou série posterior, devendo os pais ou responsáveis atualizar os dados na nova ficha cadastral.

As novas inscrições vão ocorrer de 1º a 14 de dezembro e quem fizer
matrícula poderá optar apenas por um estabelecimento de ensino. Após a efetivação da “matrícula online”, os pais deverão entregar na unidade educativa até o dia 18 dezembro, o original e fotocópia da certidão de nascimento da criança ou adolescente e o atestado de freqüência ou de aprovação.

O sistema ficará aberto também de 18 de dezembro a 31 de janeiro, porém, neste caso a validação da matrícula acontecerá a partir do dia 08 de fevereiro, uma vez que em janeiro as escolas estarão fechadas para férias coletivas.

Como critério de novas inscrições, o pai, mãe ou responsável devem residir no município de Florianópolis, e matricular o aluno, prioritamente, o mais próximo de sua residência. Caso haja vaga, há a possibilidade da efetivação de matrícula em uma escola na região próxima do trabalho dos pais ou responsáveis.


*Transporte*

*Os alunos que têm direito ao benefício do transporte escolar gratuito, deverão obrigatoriamente fazer seu recadastramento dentro do sistema online, e posteriormente entregar a documentação comprobatória à unidade educativa. Se esse recadastramento não for feito, quem já recebe o benefício em 2009, terá o vale transporte bloqueado automaticamente em 2010, até que a situação seja regularizada.


                                                                         Ricardo Medeiros