Secretaria Municipal de Educação

18/08/2023 - Educação
Em creche municipal da Capital, alimentos vêm direto da horta e do pomar da unidade
No Neim Dona Cota, no Abraão, as cozinheiras preparam verduras, legumes e frutas para o almoço e janta da criançada

foto/divulgação: Arquivo SME

As crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Dona Cota vivem rodeados por verduras, legumes, frutas e ervas.

 

As crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Dona Cota vivem rodeados por verduras, legumes, frutas e ervas. São diversos canteiros e um pomar que permitem as 178 crianças um contato direto com elementos da natureza e a terem uma alimentação saudável.
 
Na creche, que fica no Abraão, são plantados pelos pequenos, com a mediação dos adultos, produtos como alface, cebolinha, salsinha, couve, beterraba, tomate cereja, pepino, espinafre e alecrim. 
 
Para que a horta e o pomar tenham nutrientes,  a unidade educativa possui duas composteiras que transformam, por exemplo,  restos de frutas e  cascas de ovos em adubo natural, substituindo produtos químicos. 
 
As crianças de todos os grupos etários participam da manutenção da horta e do pomar.  Plantam sementes e mudas, regam, observam o crescimento das plantas, limpam os canteiros.   
 
O que é colhido, a criançada entrega para as cozinheiras. Mais tarde, os produtos estarão à mesa para enriquecer o almoço ou a janta no Neim. 
No pomar há pé de laranja lima, que costuma render muito suco. Há ainda moranguinho, mamão, goiaba branca e vermelha, banana, acerola, maracujá doce e pêssego. 
 
Se alguém quiser um chá, o canteiro possui uma variedade de ervas, entre elas cidreira, hortelã, boldo, capim-limão, melissa, cavalinha e confrei. 
Neste espaço há, também,  muitas brincadeiras. As crianças criam diversas aventuras quando contemplam e se divertem  com as plantas e os bichinhos que lá encontram, como minhocas, tatuzinhos e centopeias. 
 
Edmundo Alves Maia, auxiliar operacional efetivo na Prefeitura,  é um dos responsáveis pela educação ambiental na instituição. “O contato com a terra é muito importante para as crianças. Significa, entre outras coisas, ampliação da brincadeira e de conhecimento”. 
Quem está no dia a dia da horta e do pomar, além de Edmundo e demais profissionais, é Marli Terezinha. Para a auxiliar readaptada, as crianças aprendem a cuidar do planeta como condição  para preservar o próprio futuro delas.
 
Para a  diretora do Neim, Deyze Aparecida Turnes, o projeto de educação ambiental  cria condições de conexão e interação das crianças com os elementos da natureza, no sentido de contribuir para uma consciência da necessidade de cuidar do ambiente e da vida na terra.

 


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