Secretaria Municipal de Educação

26/09/2023 - Educação
Estudantes da rede municipal da Capital buscam compreender as mudanças climáticas
Projeto Ciências Atmosféricas nas Escolas é desenvolvido pela Escola do Mar e UFSC

foto/divulgação: Arquivo SME

Projeto Ciências Atmosféricas nas Escolas é desenvolvido pela Escola do Mar e UFSC

Quatro unidades educativas da rede municipal de ensino de Florianópolis participam do projeto Ciências Atmosféricas na Escola. O projeto é desenvolvido pela Escola do Mar, da Secretaria de Educação da Capital, em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina.
 
 Estudantes,  de 9 a 14 anos,  e professores fazem observações da atmosfera e da biosfera local e compartilham as análises  em um portal de dados do Globe da NASA, programa internacional de ciência e educação para promover a alfabetização científica.
 
 Este projeto dos Estados Unidos permite não apenas atividades de investigação, mas proporciona uma cooperação internacional de várias escolas do mundo.
 
Conforme a professora Rosangela Teixeira Garcia, coordenadora da Escola do Mar, fazem parte do projeto Ciências Atmosféricas as escolas básicas municipais Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras), Osmar Cunha (Canasvieiras), Dilma Lucia dos Santos (Armação do Pântano do Sul) e Zulma Freitas de Souza (Ratones).
 
Pelo projeto são feitas a medição da pressão atmosférica, a temperatura do ambiente e da superfície, a umidade relativa do ar, a precipitação e o pH da chuva , bem como  identificação dos tipos de nuvens e rastros de aviões. 
São realizadas igualmente as avaliações da biosfera com estimativas de altura de árvores, de troncos e biomassa de carbono.
 
Todas as unidades receberam um kit para análise da atmosfera e da biosfera disponibilizado pelo professor Renato Ramos, do Laboratório de Clima e Metereologia da UFSC.
 
O projeto teve início em março com um minicurso para os professores das unidades educativas envolvidas.  Junto com esses profissionais,  a Escola do Mar desenvolveu o caderno de campo e o material didático para avaliação de nuvens. As análises com os estudantes tiveram início em agosto.


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