Secretaria Municipal de Educação

07/02/2024 - Educação
Com ampliação da rede de ensino, Prefeitura inicia ano letivo dia 15 de fevereiro
Este ano serão entregues à população uma nova creche e uma nova escola

foto/divulgação: Arquivo SME

Volta às aulas

No próximo dia 15 de fevereiro um total de 36.383 estudantes e crianças de escolas e creches  iniciam o ano letivo na rede municipal de ensino de Florianópolis. Em 39 escolas básicas, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, retornam às atividades 20.884 estudantes.  Em creches,  há 15.499 crianças matriculadas , a partir de 4 meses de vida, distribuídas em 85 núcleos de educação infantil  municipal (Neims), 7 núcleos vinculados a uma escola e em 11 unidades parceiras da Prefeitura. A rede municipal de ensino é formada por 7 mil profissionais. 
 
No dia 15 de fevereiro serão reabertas as novas matrículas e transferências para pré-escola, voltadas para crianças de 4 e 5 anos. 
As novas inscrições em creches, para crianças de até 3 anos de idade,  serão feitas a partir de 19 de fevereiro. O processo ocorrerá  em duas etapas. A primeira etapa será realizada pelo site da Prefeitura quando as famílias preencherão dados da criança e anexarão alguns documentos.  A segunda etapa caberá às unidades educativas que irão analisar a documentação enviada.  O sistema online ficará disponível ao longo do ano letivo.
 

Matrículas em escolas

 
A Secretaria Municipal de Educação fixou o período de 20 a 27 de fevereiro para as vagas remanescentes no ensino fundamental, englobando os anos iniciais e os anos finais. Há mais de 2 mil vagas à disposição  da população.  A primeira etapa deverá ser realizada pela internet e a segunda presencialmente pelos responsáveis pelos estudantes. 
 
O sistema ficará disponível a partir das 10h do dia 20 de fevereiro  até às 12h do dia 27, pelo site da Prefeitura Municipal de Florianópolis : www.pmf.sc.gov.br. 
 
A segunda etapa do processo, que é obrigatória, deverá ser realizada com a validação da documentação junto à unidade educativa. Para conclusão do processo, os familiares deverão apresentar o original e fotocópia da documentação exigida  até o dia 27  de fevereiro nos horários das  9h às 12h e das 13h às 16h. 
 

Município continua ampliando a rede de ensino

 
A Prefeitura de Florianópolis construiu um prédio próprio para o Neim Pequeno Príncipe, na Areias do Campeche.  A  antiga sede, com apenas duas salas, atendia 63 crianças. Agora, em 10 salas, poderá receber aproximadamente 245 crianças, o que corresponde a um aumento de 288% em sua capacidade de servir a população.  
 
Outra unidade educativa, o Neim do  Red Park, no Rio Vermelho, será finalizado ainda no primeiro semestre deste ano, também com capacidade para atender mais de 200 crianças. 
 
Com funcionamento ainda em 2024, a  Escola do Red Park terá capacidade para 600 estudantes. No ano passado foi construída  uma escola em tempo recorde no Rio Vermelho, apenas 42 dias. Projetado para atender 1.200 crianças e adolescentes, a EBM Darcy Ribeiro  tem 18 salas de aula, biblioteca, sala Informatizada, laboratório de ciências e sala multimeios, além do espaço externo, que conta com parquinho. 
 

PRÉ-ESCOLA - 4 a 5 anos e 11 meses

- As novas matrículas e transferências na pré- escola ocorrerão a partir do dia 15 de fevereiro  diretamente nas unidades educativas. 
- Existem disponíveis mais de mil vagas.
CRECHE - 4 meses a 3 anos e 11 meses
- As novas inscrições em creche iniciam às 10 horas da manhã do dia 19 de fevereiro.
- O processo será em duas etapas. 
- A primeira etapa será realizada pela família no site da Prefeitura com a inserção dos documentos disponíveis no link www.pmf.sc.gov.br.
- A segunda etapa consiste na validação da documentação pela unidade educativa.
- O sistema ficará aberto ao longo do ano.
- Quanto à lista de espera para 2024, a SME informa que há  42 crianças nesta situação a na educação Infantil. Porém, todas já são atendidas em uma vaga e aguardam para trocar de unidade. 
- Existem também mais de 2 mil  vagas ociosas à disposição das famílias. 
 

NOVAS MATRÍCULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

 
PRIMEIRA ETAPA-ONLINE

- Sistema ficará disponível a partir das 10h do dia 20/2 até às 12h do dia 27/02/2024, pelo site da Prefeitura Municipal de Florianópolis (www.pmf.sc.gov.br), no ícone MATRÍCULA ON-LINE / Ensino Fundamental, opção: MATRÍCULAS REMANESCENTES, onde os dados cadastrais deverão ser preenchidos e será realizada a escolha da unidade educativa que ofereça a vaga no ano escolar correspondente. 
 

SEGUNDA ETAPA - PRESENCIAL E OBRIGATÓRIA

- Deverá ser realizada com a validação da documentação junto à unidade educativa. Familiares deverão apresentar o original e fotocópia de documentação até o dia 27/2. Horários:  9h às 12h e das 13h às 16h. 
- Há mais de 2 mil vagas à disposição  da população.
- Também há a opção dos interessados procurarem uma escola estadual.


galeria de imagens