Secretaria Municipal de Educação

23/02/2024 - Educação
Neim Lausimar Maria Laus faz oficina de costura para ajudar com inserção de novas crianças
Momento permite acolhimento dos pequenos e suas famílias

foto/divulgação: Arquivo/SME

Neim Lausimar Maria Laus faz oficina de costura para ajudar com inserção de novas crianças

Na rede municipal de ensino de Florianópolis, o retorno ao ano letivo é um momento de destaque, principalmente para aqueles que deixarão pela primeira vez o convívio familiar para interagir no ambiente dos NEIMs. Os profissionais da Educação Infantil devem estar atentos a esse processo, buscando garantir uma transição tranquila para os pequenos

 

Para aliviar o nervosismo, é crucial que os pais estejam seguros na escolha da instituição. Uma inserção gradual que fortalece o vínculo entre a criança e o profissional é fundamental, assim como a preparação do ambiente educativo para receber a nova garotada. Objetos de apego como naninhas, carrinhos, ursos e bonecas também ajudam nesse processo.

 

É comum que as famílias acompanhem as crianças nas primeiras horas do processo de inserção, promovendo a familiarização com o novo ambiente. No Neim Lausimar Maria Laus, no bairro Rio Vermelho, são desenvolvidas oficinas como confecção de bonecas, colchas de retalhos e também de plantação de sementes na horta, para os responsáveis que permanecem por alguns momentos no local. No processo de inserção, este é o primeiro passo para que a criança estabeleça vínculos na instituição, já que agora estará sem a presença de sua referência familiar na sala de atendimento.

 

A finalidade deste planejamento coletivo da unidade, que conta com 638 crianças e 15 delas ingressando no primeiro grupo (G1), de 4 meses a 1 ano de idade, é propiciar a participação, pertencimento e partilha com as famílias na construção das materialidades e do diálogo, além de conhecê-las com suas histórias, cultura, habilidades manuais, entre tantas possibilidades de interação, enquanto as crianças são acolhidas em seus grupos.


galeria de imagens