Secretaria Municipal de Educação

07/05/2013 - Educação
A lição do cativeiro
Grupo teatral ensina crianças de creche no bairro Monte Cristo os impactos causados pelo cárcere de animais silvestres

foto/divulgação: Creche Joel Rogério de Freitas

Jefinho, Seu José e o pássaro cativo Josino.

Seu José captura o pássaro Josino. Cativo na gaiola, o pássaro anseia por liberdade através de um canto triste. No entanto, seu dono pensa que ele está feliz. O filho de Seu José, Jefinho, compreende a ave e tenta convencer o pai a soltá-la. Não obtendo sucesso, sai em busca de ajuda. Conversa com o macaco Caco e uma borboleta. Também fala com um jacaré, amigo de um passarinho. Aconselhado, Jefinho decide pregar uma peça em seu pai e prendê-lo numa gaiola. José começa a compreender a linguagem de Josino e a infelicidade de ficar em cativeiro. Finalmente, o pássaro ganha liberdade.

        Essa encenação de teatro de fantoches foi assistida pela criançada da Creche Municipal Joel Rogério de Freitas, no Monte Cristo. A peça teve como objetivo conscientizá-las quanto à importância da preservação e do respeito à natureza. A história foi apresentada pelo grupo teatral Cachola no Caixote, integrado pela pedagoga Juliana Maria Flores e Ricardo Tessarolo Pacheco, formado em artes cênicas.

         Através dos bonecos em cena e de música, os atores explicaram o impacto que causa a prisão, pois os bichos têm dificuldades para se readaptar a natureza. Os pequenos puderam aprender de forma lúdica a metamorfose da borboleta e conhecer um pouco do que é a cadeia alimentar. Foram introduzidos ainda no mutualismo, como é o caso do passarinho que se alimentava de restos de comida que ficavam entre os dentes do jacaré, que por sua vez se beneficiava com a limpeza da dentadura.

         “Os olhinhos brilhavam, elas amaram o teatro, ficaram fissurados”, afirma a diretora da creche, Adna Miria da Silva, que conta que houve muita participação das crianças que interagiram com os personagens e com o grupo teatral. A profissional ressalta a fascinação dos pequenos quanto aos bonecos fabricados pelos próprios atores.


galeria de imagens