Secretaria Municipal de Educação

08/05/2013 - Educação
O livro como instrumento de aproximação
Projeto de creche no Morro das Pedras realiza o empréstimo de obras para familiares

foto/divulgação: Creche APAM Morro das Pedras

Familiares e alunos desfrutaram do momento lúdico e fizeram uma pausa para a leitura.

     Incentivar um primeiro contato com os livros e o hábito da leitura através de empréstimos de obras para crianças e familiares são os objetivos do projeto “A magia das histórias invade sua casa”, da Creche APAM Morro das Pedras, ligada à Secretaria de Educação de Florianópolis.

      Maria Cristina, coordenadora do projeto, ressalta que os pequenos relatam que não há livros em casa, que muitos pais e mães não têm o costume de ler e que não existe uma biblioteca adequada no bairro para atender a comunidade.

      Toda sexta-feira os livros são exibidos na mesa do refeitório para que as crianças possam escolher um para levar. Os pais e familiares interessados em empréstimos, devem fazer o pedido na direção da creche.

       O reinício do projeto foi marcado com um “Café literário”. Houve a leitura dos poemas “Há escolas que são gaiolas e há escola que são asas”, de Rubem Alves e “A língua de Nhem”, de Cecília Meireles, interpretados pela diretora da instituição, Fabiana Odete Nair Moreira, e pela professora Rai Valezin de Aguiar. A contação de história foi realizada pela professora Rosetenair Feijó Scharf. Aconteceu também o sorteio de um livro de literatura adulta e uma obra infantil.

 

 

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves


galeria de imagens