Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

30/04/2015 - Consumidor
Ouvidoria supera índice de 93 por cento de resolução
Prefeito determinou que as demandas das Ouvidorias recebessem tratamento prioritário

foto/divulgação: w

Denunciante não precisa de identificar

 

Apenas no ano passado a Ouvidoria da SMDU/SESP, IPUF e FLORAM abriu 3.641 processos gerados por pessoas que residem em Florianópolis ou estavam de passagem pela cidade. Destes, 3.402 foram considerados solucionados, sempre destacando que em alguns casos a demanda original não pode ser atendida em virtude de legislação. 


O item com maior número de processos abertos foi o de Fiscalização de Obras, em sua maioria denuncia de construções irregulares. Foram 1.246, com um índice de resolução de 100 por cento. O mesmo percentual se repete em outros cinco dos 12 segmentos em que se dividiu o levantamento. Já em outros três ele ultrapassou os 99 por cento. 


Para a chefe da Ouvidoria da SMDU/SESP, IPUF e FLORAM, Ana Lúcia Coutinho, estes índices atestam a importância e a eficiência do setor no atendimento das demandas geradas pela população. Além disso, permite que situações de desrespeito as leis vigentes sejam combatidas pronta e eficazmente.   


Como utilizar a Ouvidoria da SMDU/SESP, IPUF e FLORAM


Dona Maria da Silva (nome fictício) entende que uma obra que está sendo realizada em sua rua não respeita as normas do Plano Diretor de Florianópolis. Para denunciar o fato ela pode se dirigir pessoalmente à sede da SMDU/SESP e FLORAM, na rua Felipe Schimitd 1320, ligar para o número 3251 4939, ou pelo e-mail ouvidoriasmdu@gmail.com. O denunciante pode ou não se identificar, e em ambos os casos seu nome não será revelado.

 
Assim como a personagem desta matéria, qualquer pessoa que tenha alguma denuncia que envolva as áreas de responsabilidade da SMDU/SESP, IPUF e FLORAM pode adotar um dos procedimentos sugeridos. Suas reclamações serão imediatamente repassadas aos setores responsáveis para que no menor prazo sejam checadas e se procedentes solucionadas. Ele pode, ainda, acompanhar os encaminhamentos dados ao seu processo.



 O prefeito Cesar Souza Junior já determinou que as demandas vindas através das Ouvidorias sejam tratadas de forma prioritária. Todos os órgãos da PMF contam com o mesmo serviço, saiba o telefone de cada uma delas no endereço http://www.pmf.sc.gov.br/ouvidoria.