Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

25/09/2023 - Habitação
Prefeitura anuncia novas datas e locais de atendimento da caravana Floripa Regular
Equipes técnicas do programa atenderão bairros Ribeirão da Ilha, Tapera e Ratones

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Estão previstos 18 encontros por diferentes regiões da Capital

A Prefeitura de Florianópolis dará continuidade aos atendimentos do Floripa Regular, o maior programa de regularização fundiária da Capital. Na próxima semana, as localidades que receberão a caravana são Ribeirão da Ilha, Tapera e Ratones. O cronograma iniciado em agosto já atendeu mais de 1400 pessoas nas primeiras quatro reuniões distritais com comunidades do Continente, Ingleses, Campeche e Rio Vermelho.


Com objetivo de orientar moradores sobre os primeiros passos na regularização de sua propriedade, a reunião destinada aos moradores de Ribeirão da Ilha e Tapera acontece no dia 25/09 no Bandeirante Recreativo Futebol Clube, às 19h. No dia seguinte, serão atendidos moradores de Ratones na EBM Mâncio Costa, também às 19h. 


A partir do título de propriedade formal, a garantia de segurança jurídica e o acesso a serviços essenciais, como água, energia e saneamento, serão facilitados para as comunidades da Capital. "A regularização fundiária é um desafio para a cidade e nosso objetivo é justamente fornecer caminhos claros e acessíveis para que as pessoas possam ter o direito sobre a sua propriedade", afirma o prefeito Topázio Neto. 


No total, serão 18 encontros por diferentes regiões, com as primeiras quatro reuniões já realizadas. Confira as datas e locais da próxima semana: 
 
- 25/09 (segunda), às 19h - RIBEIRÃO DA ILHA/TAPERA - Bandeirante Recreativo Futebol Clube - Rodovia Baldicero Filomeno, 2108


- 26/09 (terça), às 19h - RATONES
EBM Mâncio Costa – Escola do Futuro - Estr. Intendente Antônio Damasco, 3131


Em breve, novos locais de atendimento serão divulgados no site do Floripa Regular: bit.ly/floriparegular. 


Serviços do programa


Os serviços foram divididos conforme a data do imóvel, renda familiar e característica urbana das localidades. Com base nestes critérios, as sete alternativas de regularização desenvolvidas foram: REURB Histórico, Minha Rua Regular, Meu Bairro Regular, REURB Social, Minha Casa Regular, Lar Legal e REURB Específico, este último servindo como exceção para os casos não compreendidos pelos outros serviços. O detalhamento de cada serviço está disponível nos cadernos de Serviço e de Diagnóstico, que foram elaborados pela equipe técnica responsável.


Site do Floripa Regular


O programa também possui um site (bit.ly/floriparegular) que representa um importante recurso para os cidadãos obterem mais informações sobre os serviços disponíveis. Além de fornecer detalhes sobre as etapas de regularização, o site oferece um questionário intuitivo para que os moradores consigam saber qual serviço será ofertado para regularizar a sua propriedade. 


Além disso, a página inicial apresenta um mapa interativo, onde é possível visualizar os serviços de acordo com o território da cidade. Por camadas, o usuário consegue identificar áreas atendidas pelos serviços do programa. Eventualmente, algumas regiões serão atendidas por mais de um serviço, nesses casos, a diferenciação se dá por fatores como renda familiar.


galeria de imagens