Secretaria Municipal de Assistência Social

08/10/2010 - Social
Dia das Crianças pode relembrar os valores da infância
No Brasil, o dia 12 de outubro comemora o dia de mais de 50 milhões de crianças

foto/divulgação:

A todos os pequenos, Feliz Dia das Crianças!

Pequenos, grandinhos, agitados, calminhos, independente das características todas as crianças precisam de carinho e cuidado. E muito do que os adultos se tornam é, inevitavelmente, reflexo do que viveram na infância.

 

Existem hoje, no Brasil, segundo o IBGE, mais de 50 milhões de crianças e adolescentes. São 50 milhões de pequeninos que devem, a partir do que aprenderam na infância, direcionar o país no futuro.

 

Para a ONU, o Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país. No Brasil é comemorado no dia 12 de outubro. A data foi criada em 1920 e aprovada pela câmara em 1924. Mas somente em 1960 o dia passou a ser celebrado com a entrega de presentes.

 

Apesar de o apelo ser em grande parte comercial, o Dia das Crianças pode retomar valores, princípios e fazer que os adultos possibilitem às crianças o que todas elas precisam: de uma boa infância. O que apesar de passar batido a alguns jovens, faz muito sentido aos mais velhos, já que, criança que desfruta de uma boa infância, é uma realidade muito recente. Prova disso é o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente, criado somente em 1990.

 

Para os pequenos de antigamente, desde cedo era preciso ter responsabilidade para encarar a vida. Que isso não seja o dever das crianças de hoje. Todas devem ter direito à infância, à educação, à saúde, à moradia, assim como também precisam receber carinho, cuidado e atenção.

 

Que o Dia das Crianças, muito além da entrega de presentes, seja também um motivo para refletir sobre como estão sendo cuidadas as crianças de hoje.

 

“Ser criança é assim... Correr até acabar o fôlego, rolar pelo chão sem medo de se sujar, falar o que vier na cabeça e fazer de qualquer coisa uma brincadeira. Época da vida da qual temos saudades quando envelhecemos. E é exatamente nesta data dedicada a todos esses pequenos seres, que têm a inocência como principal característica, que devemos não só valorizar a vitalidade infantil, como também procurar resgatar a essência da criança.

 

A todos os pequenos, Feliz Dia das Crianças!