Secretaria Municipal de Assistência Social

14/10/2010 - Social
CECs são possibilidades de garantia dos direitos e do futuro dos pequenos cidadãos
Na semana das crianças conheça melhor o programa desenvolvido pela Prefeitura nos Centros de Educação Complementar para atender aos que estão em situação de vulnerabilidade social

foto/divulgação:

No CEC Criança fazendo Arte, localizado na Cidade da Criança, no bairro Agronômica, 215 crianças são atendidas

Na brincadeira dança da cadeira a cada rodada um participante cai fora, até o último ocupar a única cadeira que restar. Só que dessa vez o jogo é diferente, as cadeiras saem, mas os participantes devem se ajudar para que todos fiquem próximos aos acentos que vão restando e ninguém é excluído. Essa é uma das atividades realizada com professora Ângela Machado, no apoio pedagógico do Centro de Educação Complementar - CEC Criança Fazendo Arte, onde o principal é a inclusão.

 

Os CECs formam um programa de proteção social básica que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em Florianópolis, existem oito unidades que desenvolvem o programa com o objetivo de desenvolver as potencialidades e capacidades das crianças e dos adolescentes até 15 anos, por meio de oficinas nas áreas de arte, cultura, esporte, recreação e meio ambiente. No turno oposto ao que frequentam a escola, as crianças vão para o CEC, onde participam de três tipos de oficina por dia e fazem três refeições (café da manhã ou da tarde, almoço e lanche).

 

No CEC Criança fazendo Arte, localizado na Cidade da Criança, no bairro Agronômica, 215 crianças são atendidas por uma equipe de 22 pessoas, das quais nove são professores. A professora Ângela explica que, no apoio pedagógico, a proposta de sua oficina não é fazer reforço escolar, mas desenvolver atividades lúdicas que vão estimular potencialidades que as crianças vão utilizar na escola. Ela relata que um de seus alunos já estava na terceira série e não sabia ler, mas aprendeu com ajuda de uma professora que fica na biblioteca disponível em período integral. "Agora, ele está colocando em dia as tarefas que estavam em branco desde o início do ano", explica.

 

Durante a Semana das Crianças, o CEC Criança fazendo Arte recebeu visita dos alunos do CEC do Itacorubi. Os outros CECs da cidade também fizeram gincanas, assistiram a filmes e peças de teatro e tiveram campeonatos esportivos. Todas essas atividades valorizam as crianças e o tempo da vida tão precioso pelo qual estão passando que é a infância. Mas a garantia dos direitos é um trabalho diário em cada CEC a fim de elevar a autoestima das crianças e conscientizá-las de que são cidadãs que não devem sofrer violência.