Secretaria Municipal de Assistência Social

27/10/2010 - Social
Fim do Fórum Social Pop Rua define início de mudanças
O encontro ocorreu para firmar o compromisso de entidades no atendimento à população de rua

foto/divulgação:

Reunindo entidades governamentais e não governamentais, o Fórum ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro

“Podemos estar vendo acontecer neste encontro o início de uma nova realidade para quem vive nas ruas de Florianópolis”, afirma Paulo, que assim como outros três homens presentes no Fórum, está tentando deixar as ruas, em tratamento e abrigado na Casa de Apoio Social. Paulo de refere ao início de ações integradas de atendimento à população de rua pactuadas a partir do Fórum Social Pró Política de Atenção à População em Situação de Rua.

 

Ao terminar este encontro, que durou dois dias, ao contrário do fim, o que se tem é o início da construção de um trabalho de mudança em prol daqueles que estão hoje vivendo nas ruas de Florianópolis. 

 

Entidades não governamentais e governamentais, junto a Semas, pactuaram o que vinham construindo em reuniões: a definição de responsabilidades de cada órgão e fortalecimento de ações integradas para atender a população de rua. Para isso, foi iniciada a criação do Plano municipal de Atenção à População em Situação de Rua de Florianópolis e do Portocolo Interinstitucional de atenção à mesma população, definindo o atendimento e apoio que cabe a cada entidade envolvida.

 

O encontro não foi aberto ao público, mas sim às entidades dispostas a se comprometer e ajudar na problemática da situação de rua. “Todos que estiveram presentes, são os que, de alguma forma e com as forças que têm, atendem esta população. Estamos aqui para unir e intensificar este serviço e, principalmente, devolver a dignidade às pessoas em situação de rua”, explicou Helio Abreu Filho, Secretário Adjunto da Semas.

 

Para entender melhor a importância de definir e ampliar ações agregando parceiros foi apresentado, pela coordenadora do Serviço de Abordagem de Rua, Irma Remor, um diagnóstico demonstrando em números a situação de rua do município. Os serviços prestados pelos parceiros e pelas entidades não governamentais também foram apresentados.

 

O objetivo é promover a inclusão social das pessoas em situação de rua, a partir da organização e consolidação de uma rede de Serviços direcionados a este público.

 

Ao final do encontro foi assinada a Carta de Adesão do Fórum que, baseada no Protocolo Interinstitucional, firma o comprometimento dos órgãos integrantes.

Dentre as principais ações firmadas, destacam-se a criação do Comitê Interinstitucional, para dar início às ações propostas, e um documento composto por indicativos, que devem ser entregues ao Prefeito Municipal, apontando os pontos onde há necessidade de atuar, intensificar ou implantar novos serviços.


galeria de imagens