Secretaria Municipal de Assistência Social

17/11/2010 - Social
Abertura da Semana de Consciência Negra lota Plenarinho da Alesc
Palestrante do IPEA destacou importância de políticas públicas no combate ao preconceito e ao racismo

foto/divulgação: Joana Neitsch

O evento foi complementado pela mesa temática “População Negra e Emancipação Social”.

O Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina ficou lotado para a solenidade de abertura da Semana da Consciência Negra, que ocorreu dia 16 de novembro. Membros de diversas religiões afros, muitos deles com as roupas típicas que usam nas cerimônias, negros, mestiços e brancos, se uniram para celebrar a igualdade e o reconhecimento às raízes vindas da África.

 

Ana Paula Cardozo, coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial destacou que “Consciência Negra não é a consciência dos negros, mas o que toda a sociedade deve ter ao conhecer e respeitar a cultura afro”.

 

O secretário de Educação, professor Rodolfo Pinto da Luz, reconheceu o empenho da COPPIR em realizar eventos que estimulem a conscientização e lembrou que a Secretaria de Educação vem preparando os professores para trabalharem em sala de aula questões referentes a diversidade e ao combate à discriminação.

 

O evento foi complementado pela mesa temática “População Negra e Emancipação Social”, com o Diretor de Estudos de Relações Públicas e Políticas do IPEA, Mário Lisboa Theodoro. O palestrante chamou atenção para o fato de as estatísticas demonstrarem o quanto a desigualdade afeta os negros brasileiros, que têm salários duas vezes menores e enfrentam as maiores taxas de desemprego. De acordo com Theodoro, o país se desenvolveu às custas dessa desigualdade e é preciso modificar a mentalidade daqueles que são coniventes com essa situação. “Discriminação é crime e caso de polícia. Mas racismo é ideologia e preconceito é pensamento; precisam ser enfrentados com políticas públicas”.

 

A Semana

A programação da Semana de Consciência Negra teve início no dia 15  e vai até 24 de novembro, com palestras, debates, exposição das atividades desenvolvidas por projetos sociais, oficinas de arte negra e mostra de vídeos para comunidades. Este ano, o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será feriado pela primeira vez em Florianópolis. A data homenageia o heroi negro Zumbi dos Palmares.

 

O objetivo da Semana é dar visibilidade às manifestações socioculturais da população negra de Florianópolis e ampliar a reflexão, o diálogo e a conscientização sobre o processo histórico de formação da sociedade brasileira. A iniciativa é da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Fundação Franklin Cascaes, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Conselho Estadual da População Afro-descendente de Santa Catarina/CEPA, Fundação Catarinense de Cultura, Instituto Federal de Educação de Santa Catarina/IFSC e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR/PR.

 

Programação

 

15/11 – 10h Caminhada da Diversidade Cultural e Religiosa, em comemoração ao Dia Nacional da Umbanda

Local: Praça Central do Rio Vermelho – Rod. João Gualberto Soares, altura do nº 6809

 

16/11- Solenidade de Abertura

Mesa Temática: “População Negra e Emancipação Social”, com Mário Lisboa Theodoro (Diretor de Estudos de Relações Públicas e Políticas do IPEA), João Carlos Nogueira (Secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal )e Edna Maria Santos Roland (Relatora Geral da Conferência Internacional de Durban)

Local: Assembleia Legislativa de Santa Catarina

 

17/11 - 16h30 Quitutes e oportunidades – um café da tarde para promover o encontro da produção artesanal

Local: Clube Novo Horizonte - Av. Beira Mar Norte (próximo à sede da Polícia Federal)

 

18/11 – 18h30 Encontro com a Juventude Negra – Segurança, Vulnerabilidade e Risco Social

Local: Auditório da Biblioteca Pública Estadual

19h Fórum de Discussão sobre Escolas de Samba

Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis

 

19/11 – 18h30 Apresentações Artísticas

Local: Rua do Juca da Tapera

 

20/11 – 9h Apresentações Artísticas

Local: Pátio do Palácio Cruz e Souza

 

22/11- 19h Ato Comemorativo do Centenário da Revolta da Chibata

Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis

 

24/11 – 23h59 Serenata

 Local: Palácio Cruz e Souza


galeria de imagens