Secretaria Municipal de Assistência Social

01/12/2010 - Social
Presidente do CNAS visita Florianópolis e reúne representantes de diversas entidades
Além de conversar com os membros do Conselho Municipal de Assistência Social, Carlos Eduardo Ferrari esclareceu dúvidas de outros profissionais, em palestra na OAB

foto/divulgação: Joana Neitsch

Ferrari destacou a importância da atuação dos conselhos para inscrever as entidades de acordo com a Resolução CNA nº 16

O Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS-, Carlos Eduardo Ferrari esteve em Florianópolis nessa terça-feira, dia 30 de novembro, a convite do Conselho Municipal de Assistência Social de Florianópolis. Pela manhã, se reuniu na Secretaria Municipal de Assistência Social com as equipes da SEMAS, do Conselho Municipal de Assistência Social e do Fórum Municipal de Políticas Públicas.

 

À tarde, o presidente do CNAS participou de uma palestra no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/SC, que foi anfitriã do evento por intermédio da Comissão de Assistência Social. Este evento contou com a presença de representantes de outras entidades e conselhos, inclusive de outros municípios.

 

Além de abordar com destaque a atuação dos conselhos para inscrever as entidades, em acordo com a Resolução CNA nº 16, Ferrari falou acerca do debate nacional para definição dos trabalhadores do SUAS e sobre o reordenamento da Rede Socioassistencial pública e privada. Foram lembrados marcos históricos que impulsionaram o progresso da assistência social, desde a Constituição cidadã, de 1988, a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, até chegar ao SUAS. Ele também enfatizou a preocupação de fortalecer as políticas públicas e os conselhos a fim de que os usuários sejam os protagonistas do sistema.

 

O público presente teve oportunidade de fazer perguntas e, em clima de bate-papo, várias questões relevantes da prática diária do da Assistência Social foram respondidas. A presidente do CMAS, Solange Bueno destacou que a presença do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social ajudou a responder muitas dúvidas que vinham sendo debatidas durante esse ano, principalmente da Comissão de Inscrição, que trabalha na elaboração da nova Resolução de Inscrição de entidades. Solange lembrou que, a partir de janeiro, a missão do CMAS será definir parâmetros para adequar as inscrições.


galeria de imagens