Secretaria Municipal de Assistência Social

15/12/2010 - Social
Plantão do FIA informa como doar fundos a entidades e fazer deduções no Imposto de Renda
Campanha tem posto no centro de Florianópolis das 9h às 19h

foto/divulgação: Cibelly Favero

Plantão esteve no calçadão da Felipe Schmidt

O Plantão do FIA (Fundo para a Infância e Adolescência)está ocorrendo hoje, 15/12, durante todo o dia, no calçadão da Felipe Schmidt, esquina com a Rua Deodoro, no centro de Florianópolis. A ação é promovida pela Diretoria de Mobilização Comunitária da SEMAS, em conjunto com  o Conselho Regional de Contabilidade – CRCSC, e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

 

O tema do evento é: "Seja um Papai Noel! Utilize o seu imposto para tornar milhares de crianças e adolescentes felizes neste Natal". A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Florianópolis, Núcleo de Contadores em Gestão Empresarial – Nucont e do Sindicato dos Auditores Fiscais – Sindifisco.

 

O objetivo é orientar a população sobre como fazer doações ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e ajudar projetos sociais desenvolvidos em favor de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Contabilistas estão no local, dando informações voluntariamente e fazem simulações sobre valores passíveis de serem repassados. Até 31 de dezembro, as doações ao FIA podem ser deduzidas do IR 2011, no limite de 1% para pessoa jurídica e 6% para pessoa física. Desta forma é possível reverter o dinheiro dos impostos diretamente para entidades socioassinteciais e educacionais.

 

Também estão presentes representantes do CMDCA, que mostram os projetos em andamento na Capital, aptos a receber recursos do FIA. Entre as instituições que podem receber recursos estão as voltadas à proteção e à defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social. Também há entidades com trabalho voltado à proteção contra violência (maus-tratos, abuso, exploração sexual e/ou moral), à profissionalização de adolescentes e ao combate ao trabalho infantil, bem como à orientação, apoio sociofamiliar e medidas socioeducativas.

 

A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Veronice Sutilli, destaca que o plantão já resultou em doações de pessoas que fizeram questão de escolher que entidades  beneficiar. Após fazer o depósito para o fundo, o doador pode indicar ao conselho qual das instituições, entre as indicadas como aptas, deve receber suas doações. Para ela, o evento é considerado um sucesso, tanto pelos esclarecimentos prestados à comunidade, quanto pelas novas parcerias que o conselho conquistou. Novas iniciativas já estão sendo planejadas para o próximo ano.

 

 A conselheira do CRCSC, Rúbia Albers Magalhães, coordenadora estadual do Programa Voluntariado da Classe Contábil, avalia que os objetivos da campanha estão sendo atingidos. “Muitas pessoas vêm aqui tirar dúvidas. O que falta é esclarecimento, teve gente que ouviu no rádio que estávamos aqui e veio se informar”. A conselheira também destaca que muitos contadores estão passando pelo centro de Florianópolis e aproveitam o Plantão do FIA para se atualizar sobre o tema. “Assim a gente vê sensibilidade dos profissionais da área contábil, no foco com as questões sociais”, destaca Rúbia, lembrando que os contadores podem ter um papel importante ao informar seus clientes como contribuir com o fundo.