Secretaria Municipal de Assistência Social

20/01/2011 - Social
Equipe de Abordagem de Rua realiza Força Tarefa no Centro da Capital nesta sexta-feira
Polícia Militar e Comcap também vão colaborar na operação

foto/divulgação: Joana Neitsch

Comitê intersetorial está implantando no município a Política Nacional para a População em Situação de Rua

A equipe da Abordagem de Rua da Secretaria Municipal de Assistência Social Florianópolis vai realizar nesta sexta-feira, 21 de janeiro, uma Força Tarefa em parceria com a Polícia Militar e a Comcap. O objetivo é abordar os moradores de rua que estão em diversos pontos do Centro da Capital.

 

Na Força Tarefa dessa sexta-feira serão oferecidas todas as alternativas que a Secretaria dispõe para as pessoas que queiram deixar as ruas: internação em comunidades terapêuticas para usuários de drogas, atendimento no Centro Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPs AD, abrigo na Casa de Apoio Social ao Morador de Rua e passagens para as cidades de origem. De acordo com os levantamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social, 70% das pessoas que vivem nas ruas de Florianópolis vêm de outras cidades.

 

Com o auxílio da PM, também serão conferidos os documentos das pessoas abordadas, a fim de verificar se eles têm passagem pela polícia. Mas o foco do trabalho da equipe de Abordagem é educativo e não punitivo. “Não existe respaldo legal para forçarmos essas pessoas a sair das ruas. Elas têm o direito de ir e vir”, explica a coordenadora do Serviço de Abordagem de Rua, Irma Remor.

 

O secretário adjunto de Assistência Social, Helio Abreu Filho, liderou, em novembro de 2010, a criação de um comitê intersetorial, com representantes de diversas Secretarias da Prefeitura e de diferentes setores da sociedade civil a fim implantar no município a Política Nacional para a População em Situação de Rua, criada pelo decreto n° 7053, de 23 de dezembro de 2009.

Mais informações: 3223-0824/9957-2148 (com Irma)

 

Leia também: Série de reportagens sobre Situação de Rua