Secretaria Municipal de Assistência Social

04/02/2011 - Social
Força tarefa possibilita retorno de nove pessoas, em situação de rua, às suas cidades
A ação ocorreu nesta sexta feira (04), no Centro da cidade, pela manhã

foto/divulgação: Joana Neitsch

Daqui a aproximadamente 15 dias, uma nova abordagem intensificada deve ser realizada

Em parceria com a Polícia Militar e a Companhia de Melhoramentos da Capital – Comcap foi realizada mais uma Força Tarefa pelo Programa de Abordagem de Rua, para diminuir o número de pessoas que vivem nas calçadas da Capital.

A ação ocorreu das 8h às 12h e recolheu 26 pessoas, que foram levadas ao CREAS POP para uma triagem. Destas, cinco eram mulheres e 21 eram homens. Segundo a coordenadora do Programa, Irma Remor: “o destino destas pessoas só pode ser definido por elas mesmas. Mas a intervenção pode ajudá-los a recomeçar, em uma vida longe das ruas”.

Dos abordados, nove pessoas aceitaram retornar às suas famílias, nas cidades de origem, utilizando o serviço de retorno NAF-Rodoviário; duas aceitaram tratamento contra dependência química e foram encaminhadas para Comunidades Terapêuticas, conveniadas com a Prefeitura Municipal. As outras 15 não aceitaram nenhum tipo de intervenção.

Daqui a aproximadamente 15 dias, uma nova Força Tarefa deve ser realizada. “A maioria destas pessoas não são de Florianópolis. Esta ação deve ajudar a inibir o aumento de pessoas em situação de rua vindas de outras cidades”, concluiu Irma.

Para acionar o Serviço de Abordagem de rua, ligue: 0800 643 1407.