Secretaria Municipal de Assistência Social

24/03/2010 - Social
Baile da Terceira Idade comemora o aniversário da cidade
Festa no Clube 12 de Agosto teve música animada, café colonial e valsa com os aprendizes de marinheiro

foto/divulgação: Joana Neitsch

Baile foi realizado no Clube 12 de Agosto

O I Baile da Terceira Idade em Comemoração ao Aniversário de Florianópolis, realizado no dia 23 de março, no Clube 12 de Agosto, foi a comemoração especial dedicada aos idosos da Ilha nos 284 anos da cidade. A festa foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude (SEMAS), por meio da Gerência de Ações Sociopedagógicas, direcionado aos grupos de convivência de idosos.

 

 Além da música animada para embalar a dança, foi oferecido um café colonial aos participantes e as senhoras presentes contaram com a companhia de 40 aprendizes de marinheiros que as convidaram para dançar uma valsa. O evento também foi a oportunidade para a premiação dos vencedores dos Jogos da Terceira Idade de Florianópolis (JOSTIF) e dos vencedores dos concursos do carnaval.

 

A Secretária de Municipal de Assistência Social e Juventude, Rose Bartucheski Berger, esteve presente e ressaltou que os idosos precisam e merecem ganhar cada vez mais espaço e investimentos. Hoje existem mais de 100 grupos de terceira idade cadastrados na SEMAS. A Secretária relata que eles têm diversas alternativas de atividades: podem escolher praticar esportes, participar de atividades culturais ou frequentar os bailes. Nas comemorações do aniversário da cidade puderam optar por atividades em seus próprios bairros ou se unirem aos idosos dos grupos no Baile do Clube 12.

 

O objetivo de uma atividade como esta é estimular a integração social e a participação dos Idosos em atividades comemorativas, e ampliar as perspectivas de uma qualidade de vida melhor.

 

Os convidados do baile

Dona Placidina Silva Pereira tem 74 e há 12 anos participa do Grupo de Terceira Idade do bairro Monte Verde, onde mora. Foi a primeira vez que ela foi a um evento fora de sua comunidade e estava eufórica, gostou do café colonial, das homenagens, mas não via a hora de dançar: “O melhor de tudo é o baile!” disse a simpática senhora.

 

Do outro lado do salão, Aurindo Aguiar Cordeiro, 70 anos, já se aquecia literalmente para o baile, ele estava de pé fazendo movimentos de ginástica e disse que só faltava afastarem as mesas para poder dançar com a esposa, Fermina Cordeiro, 64 anos. O casal é integrante do grupo Alegria de Viver e faz ginástica três vezes por semana.

 

A dança começou quando os jovens aprendizes de marinheiros desceram as escadas do Clube 12, acompanhados pelas charmosas senhoras que já haviam se inscrito previamente para terem seus pares especiais. Depois, o salão se abriu para todos os ritmos e pares; e a diferença de idade ficou para fora da pista.

 

Este evento faz parte do Calendário Comemorativo do aniversário 284 anos de Florianópolis.


galeria de imagens